O Programa de Qualificação em Artes apresenta a Mostra de Dança da edição on-line de 2021, acolhendo produções artísticas que se desenvolveram a partir dos desafios e das possibilidades de criação mediadas pela tecnologia em contexto pandêmico.
Ao proporcionar as experiências de trocas artísticas, entre grupos e artistas orientadores com carreiras consolidadas, o Programa firma-se como um celeiro criativo. Sua busca é primordialmente, por meio das linhas curatoriais em dança e teatro, oferecer formações que instrumentalizem a produção de obras e a investigação em artes da cena, realizadas por grupos de dança e teatro do interior, litoral paulista e grande São Paulo.
Nesta edição, serão trazidos por meio de entrevistas fundamentais temas acerca da produção, difusão, formação e criação das danças no estado de São Paulo. Para isto, são convidados: Cristina Neves, João Carlos Couto, José Miguel Wisnik, Jussara Miller, Kanzelumuka, Milton Kennedy e Pedro de Freitas.
Como fruto das orientações, apresentam-se oito obras inéditas dos grupos: Corpo de Baile Jovem de Itanhaém | Corpoesia – Piracicaba | Ó1É – Valinhos | À Margem Coletivo de Dança – Jundiaí | Ballare – Presidente Prudente | Companhia Estável de Dança de Bauru | Jovens de Coração Tap da Longevidade – São José dos Campos | Funk-E – Campinas.
Como grupos convidados teremos ainda a apresentação de obras do Soniquete Arte Flamenca – Campinas | Harmonia Grupo de Dança – Limeira | Cia de Dança Eclipse – Campinas, todos os três já orientados em outras edições do Programa Qualificação em Dança.
“Seguimos 2021 com o desejo e desafio da travessia, de em breve navegarmos por águas mais tranquilas. Ao mesmo tempo, a arte sempre se reinventa e renasce a partir das restrições. Neste período de maior introspecção, a dança, mais do que nunca, atuou como forma de suporte dos processos internos de cada indivíduo, revelando e dando contorno às forças subjetivas.
Seguindo essa premissa o Programa Qualificação em Dança encontrou no vídeo o condutor ideal de uma linguagem efêmera e rudimentar como a dança, para juntos atuarem nestes novos tempos, sempre com o senso da inovação compondo criativamente com o coletivo. Olhar para o passado entendendo o presente, nos lança como um barco no oceano que vislumbra um novo horizonte à medida em que avança.”
* Alex Soares, Curador do Programa de Qualificação em Artes – Dança, Edição 2021.
Realização
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.