SOBRE A MOSTRA

O Programa de Qualificação em Artes apresenta a Mostra de Dança da edição on-line de 2021, acolhendo produções artísticas que se desenvolveram a partir dos desafios e das possibilidades de criação mediadas pela tecnologia em contexto pandêmico.

Ao proporcionar as experiências de trocas artísticas, entre grupos e artistas orientadores com carreiras consolidadas, o Programa firma-se como um celeiro criativo. Sua busca é primordialmente, por meio das linhas curatoriais em dança e teatro, oferecer formações que instrumentalizem a produção de obras e a investigação em artes da cena, realizadas por grupos de dança e teatro do interior, litoral paulista e grande São Paulo.

Nesta edição, serão trazidos por meio de entrevistas fundamentais temas acerca da produção, difusão, formação e criação das danças no estado de São Paulo. Para isto, são convidados:  Cristina Neves, João Carlos Couto, José Miguel Wisnik, Jussara Miller, Kanzelumuka, Milton Kennedy e Pedro de Freitas.

Como fruto das orientações, apresentam-se oito obras inéditas dos grupos: Corpo de Baile Jovem de Itanhaém | Corpoesia – Piracicaba | Ó1É – Valinhos | À Margem Coletivo de Dança – Jundiaí | Ballare – Presidente Prudente | Companhia Estável de Dança de Bauru | Jovens de Coração Tap da Longevidade – São José dos Campos | Funk-E – Campinas.

Como grupos convidados teremos ainda a apresentação de obras do Soniquete Arte Flamenca – Campinas | Harmonia Grupo de Dança – Limeira | Cia de Dança Eclipse – Campinas, todos os três já orientados em outras edições do Programa Qualificação em Dança.

“Seguimos 2021 com o desejo e desafio da travessia, de em breve navegarmos por águas mais tranquilas. Ao mesmo tempo, a arte sempre se reinventa e renasce a partir das restrições. Neste período de maior introspecção, a dança, mais do que nunca, atuou como forma de suporte dos processos internos de cada indivíduo, revelando e dando contorno às forças subjetivas.

Seguindo essa premissa o Programa Qualificação em Dança encontrou no vídeo o condutor ideal de uma linguagem efêmera e rudimentar como a dança, para juntos atuarem nestes novos tempos, sempre com o senso da inovação compondo criativamente com o coletivo. Olhar para o passado entendendo o presente, nos lança como um barco no oceano que vislumbra um novo horizonte à medida em que avança.”

* Alex Soares, Curador do Programa de Qualificação em Artes – Dança, Edição 2021.

Voltar
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Apoio

Logo de apoiador Logo de apoiador

Realização

Logo de gestor

 

Logo de gestor Logo de gestor

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR