SOBRE A MOSTRA

O Programa de Qualificação em Artes apresenta a Mostra de Teatro de 2021, reunindo alguns dos trabalhos dentre os mais de 50 grupos atendidos nesta edição on-line, que teve como proposta o aprofundamento da produção artística no contexto do distanciamento social, buscando não somente a manutenção do fazer teatral por meio do aprendizado das possibilidades da arte digital, mas sobretudo estimulando descobertas, estratégias e soluções criativas que somente os grupos do interior e litoral paulista poderiam apresentar a partir da conexão com a rede de saberes instaurada pelo Programa.

Ao proporcionar as experiências de trocas artísticas, entre grupos e artistas orientadores com carreiras consolidadas, o Programa firma-se como um celeiro criativo. Sua busca é primordialmente, por meio das linhas curatoriais em dança e teatro, oferecer formações que instrumentalizem a produção de obras e a investigação em artes da cena, realizadas por grupos de dança e teatro do interior, litoral paulista e grande São Paulo.

Na programação serão conversados temas que abrangem das políticas às poéticas da cena teatral com pessoas convidadas: Alice Possani, Antonio Chapéu, Dani Sampaio, Jandilson Vieira, Michelle Ferreira, Leonardo Moreira, Maria Shu, Naruna Costa, Rafael Guerra e Vera Holtz.

Como fruto das orientações, apresentam-se 16 processos teatrais dos grupos: Ação Encena (Guaratinguetá), Ateliê Cênico Musical (Atibaia), Atuacia (Ribeirão Preto), Cia de Teatro Sucudumbu (Guaratinguetá), Cia Entre Palcos (Palestina), Cia Espelunca de Teatro (São Carlos), Grupo Teatral Fora de Hora (Ribeirão Preto), Cia Paulista de Artes (Jundiaí), Cia Teatral Desde Amanhã (Ilha Solteira), Mamulengo de si mesmo (Caraguatatuba), Mythus Teatro (Macatuba), Núcleo Ágora de Teatro (São José dos Campos), Pé de Gente (Peruíbe), Superidosos (Mirassolândia), Trupe Trapaceros (Franco da Rocha) e Uma de nós – Ateliê Teatral (Sorocaba).

“A pandemia impôs aos trabalhadores das artes cênicas uma situação inusitada. O teatro digital, não era uma escolha, mas uma condição. Foi pensando nesses desafios que a curadoria esteve pautada: formar e incentivar grupos e coletivos a mergulharem nesse campo desconhecido. Parte do resultado é que hoje temos trabalhos surpreendentes, instigantes e transbordando criatividade”!

– Miriam Rinaldi, curadora do Programa de Qualificação em Artes – Teatro, Edição 2021

Voltar
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Apoio

Logo de apoiador Logo de apoiador

Realização

Logo de gestor

 

Logo de gestor Logo de gestor

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR