REGISTRO

24/6 – SÁBADO

 

PRAÇA BEIRA RIO

 

Mestre de Cerimônias: Mel Duarte

 

Livre


10h às 23h30

TROCA GRATUITA DE LIVROS

 

Espaço de troca de livros infantis, adultos e gibis. Uma oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais, sem custo. Para as trocas, é recomendado que os livros estejam em bom estado e não sejam didáticos ou técnicos.

 

Ponto do Livro


10h às 18h

ESPAÇO CRIANÇA DA FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE IGUAPE

 

A Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape traz sua biblioteca para a Praça Beira Rio, numa ação especial para o FLI. Com atividades de mediação de leitura e recreação pedagógica, garante muita diversão e aprendizado para as crianças presentes no Ponto do Livro.

 

Ponto do Livro


10h às 11h30 | Cortejo

MARACATU MAR DE KAIALA & MESTRE CHACON

 

Na fusão de tambores com sotaques caiçaras e pernambucanos, Mestre Chacon, da Nação do Maracatu Porto Rico (PE), encontra o Maracatu Mar de Kaiala, de Cananéia, para um cortejo que abre os trabalhos do FLI em Registro. Ponto de origem do cortejo: Paço Municipal (trajeto até a Praça Beira Rio).

 

Praça


11h30 | Contação de História

LOLO BARNABÉ

Cia. Circo de Bonecos

 

Lolo é um sujeito muito criativo e inteligente que nasceu no tempo das cavernas, casou-se com Brisa e, juntos, tiveram um filho: o Finfo. Na busca pelo conforto e pela felicidade, a família passa a inventar um bocado de “coisas”, até que, então, algo sai errado: o excesso de invenções e a falta de tempo trazem problemas para os Barnabés. Uma adaptação da história homônima de Eva Furnari.

 

Ponto do Livro | Acessível em Libras


13h50 às 14h | Intervenção

FUTURO E MEMÓRIA: ESCREVIVÊNCIAS DO VALE DO RIBEIRA

Vice Versa Grupo de Teatro

 

O Vice Versa Grupo de Teatro interpreta um trecho do livro “Futuro e memória: escrevivências do Vale do Ribeira (Vol. 2)”. A coletânea, fruto de oficinas de escrita criativa realizadas pelo FLI no primeiro semestre de 2023, reúne textos de escritores de Apiaí, Cajati, Iguape, Ilha Comprida, Itariri e Juquiá.

 

Ponto do Livro


14h às 16h

OFICINA DE FANZINE: ZINELAB

com Mara Zine

 

A atividade, voltada para jovens e adultos interessados em literatura, arte, design, criatividade e cultura independente, pretende ensinar os participantes a confeccionarem suas próprias publicações, explorando técnicas de criação, planejamento e produção de fanzines, do conceito à finalização do projeto.

 

20 vagas | Inscrições no local, no dia da atividade.

 

Ponto do Livro


14h às 15h20 | Sarau

SARAU LITERACURA CONVIDA SARAU DO BINHO: PSEUDOCAULE

 

Dois projetos que mobilizam poetas e amantes da palavra por onde passam. No FLI, unem-se para um sarau histórico em homenagem a Guilherme Souza, com microfone aberto ao público e também leituras de textos de “Pseudocaule”, último trabalho do autor registrense. Durante a atividade, o Sarau Literacura também lança o livro “Interlúdio – Antologia poética de Guilherme Souza”.

 

Ponto do Livro | Acessível em Libras


14h30 às 15h20 | Autógrafos

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: AUTORES DO VALE DO RIBEIRA 

Cleiton Motta, Selmo Mimo de Oliveira e Yago Tadeu Scorsetti

 

Os autores Cleiton Motta (“Como descobri que era um beta”, 2023), Selmo Mimo de Oliveira (“Memórias Registrenses”, 2022) e Yago Tadeu Scorsetti (“Vagão dos sonhos”, 2016, e “Minha doce patroa – Negociando com espíritos”, 2018) lançam e autografam seus livros.

 

Ponto do Livro | Acessível em Libras


15h20 às 16h20 | Apresentação

OZ GUARANI, CORAL PINDO MIRIM & NHANDEREKO GUARANI

 

Encontro inédito entre o coral da Tekoa Pindo-Ty (Pariquera-Açu), o rap de Nhandereko Guarani, da Tekoa Itapuã (Iguape), e as rimas de resistência e poesia do grupo Oz Guarani (TI Jaraguá). Beats: DJ Sagrado.

 

Palco | Acessível em Libras


15h30 às 16h20 | Autógrafos

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: FUTURO E MEMÓRIA: ESCREVIVÊNCIAS DO VALE DO RIBEIRA (VOL. 2) 

Eda Nagayama, Helena Silvestre e autores da coletânea

 

Em 2023, FLI lança o segundo volume do livro “Futuro e memória: escrevivências do Vale do Ribeira”, fruto de oficinas de escrita criativa que, no primeiro semestre de 2023, aconteceram nos municípios de Apiaí, Cajati, Iguape, Ilha Comprida, Itariri e Juquiá. Nesta sessão, autores da coletânea e coordenadoras da atividade autografam o livro, cuja distribuição é gratuita.

 

Ponto do Livro


16h20 às 16h30 | Intervenção

FUTURO E MEMÓRIA: ESCREVIVÊNCIAS DO VALE DO RIBEIRA

Marcelo Plácido

 

O ator Marcelo Plácido interpreta um trecho do livro “Futuro e memória: escrevivências do Vale do Ribeira (Vol. 2)”. A coletânea, fruto de oficinas de escrita criativa realizadas pelo FLI no primeiro semestre de 2023, reúne textos de escritores de Apiaí, Cajati, Iguape, Ilha Comprida, Itariri e Juquiá.

 

Ponto do Livro


16h30 às 18h | Conversa

SP LEITURAS APRESENTA: CARTOGRAFIAS INVISÍVEIS 

com Isabel Campos, Rita Carelli e Marcelo Maluf| Mediação: Carina Castro 

 

A literatura tem a capacidade de desenhar, no espaço entre os olhos e as palavras, uma miríade de cartografias. Como um mapa, escrever é também ampliar, reduzir, colocar em perspectivas outros espaços, únicos e universais dentro de cada leitor. 

 

Após a conversa, haverá sessão de autógrafos com os autores participantes.

 

Ponto do Livro | Acessível em Libras


18h às 19h | Show

CYPHER DO VALE 

Batalha do Buda (Dylan e TH), Distrito 8 (Wizy, Pluff, Ribeiro e Ayzza), Duduzk, Franca, Gaby Canato, GL-13, Kelly Cena, Sabrina Victória e U77 (Pszin, Hinato e Paq) | DJ Sagrado

 

O 11º FLI convocou o produtor musical Grou e MCs de Ilha Comprida, Juquiá e Registro para a criação da terceira Cypher do Vale. Os artistas fazem a performance ao vivo, apresentando as rimas provocadas pelo subtexto do festival: território e identidade. 

 

Palco | Acessível em Libras


19h às 19h10 | Intervenção

FUTURO E MEMÓRIA: ESCREVIVÊNCIAS DO VALE DO RIBEIRA

Grupo Caixa Preta de Teatro

 

O Grupo Caixa Preta de Teatro interpreta um trecho do livro “Futuro e memória: escrevivências do Vale do Ribeira (Vol. 2)”. A coletânea, fruto de oficinas de escrita criativa realizadas pelo FLI no primeiro semestre de 2023, reúne textos de escritores de Apiaí, Cajati, Iguape, Ilha Comprida, Itariri e Juquiá.

 

Ponto do Livro | Acessível em Libras


19h10 às 20h30 | Conversa

SABERES E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS COLETIVAS E AFETIVAS NO VALE DO PRESENTE

com Akemi Hijioka, Carlos Alberto Pereira Júnior e Varyju Poty | Mediação: Kiusam de Oliveira

 

O Vale do Ribeira é marcado por comunidades e povos que experienciam realidades e cotidianos diversos. Uma cartografia de afetos coletivos quilombolas, indígenas, caiçaras, caboclos, nipônicos, rurais e urbanos que encontram diferentes meios de educarem, aprenderem e de se autorreconhecerem como fazedores de suas próprias histórias.

 

Após a conversa, haverá sessão de autógrafos com os autores participantes. 

 

Ponto do Livro | Acessível em Libras


20h50 às 21h | Intervenção 

OUÇAM O GRITO DELAS 

Coletivo Projeto Feminino: Empodere-se Mulher

 

A luta de três mulheres que vivem, diariamente, a violência do poder dos homens. Em algum momento, o encontro de suas potências gera forças para, juntas, fazerem com que seus gritos ecoem o poder feminino. Ative os sentidos: é hora de ouvi-las.

 

Ponto do Livro


21h às 22h30 | Conversa

QUEM NOS ESCUTA? 

com Alma Aiye Dun, Eliana Novaes, Karina Ferro Otsuka e Miê Liriá | Mediação: Ryane Leão

 

Uma obra carrega muitas vozes: da narradora, das personagens, da autora, das que a precederam, das que virão depois dela. No entanto, quais são os ouvidos em que chegam essas vozes?

 

Após a conversa, haverá sessão de autógrafos com as autoras participantes. 

 

Ponto do Livro | Acessível em Libras


22h30 às 22h50 | Discotecagem 

CICA SOUND SYSTEM 

 

DJ Atsu Sagrado, colecionador de discos jamaicanos, fomenta a cultura Sound System no Vale do Ribeira. Por meio de seu trabalho, compartilha a informação contida nas letras e a diversidade de ritmos que encontra em sua pesquisa musical afrocentrada.

 

Palco


23h | Show

CHICO CÉSAR 

Chico César e banda apresentam o show “Vestido de amor”, que traz canções de seu aclamado último álbum, além dos clássicos que marcaram a carreira do artista paraibano. Com uma profusão de ritmos que celebram o pan-africanismo, a apresentação propõe uma experiência que vai do forró ao reggae jamaicano, passando pelo calipso, a rumba zairense, o coco e o rock. É a diversidade cultural que acompanha a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira.

Palco | Acessível em Libras

Voltar
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Realização

Regua Logos Regua Logos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR