14/10 • SÁBADO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de Tupã
Avenida dos Universitários, 145, Jardim Ipiranga

10h• Roda de Conversa 3 – Composição Dramatúrgica: procedimentos de escrita cênica.
Mediação: Fernanda Zancopé | Duração: 90 minutos

Nessa conversa temos grupos que criam suas próprias dramaturgias e que se dedicam à escrita teatral. Cada um deve destacar seu percurso, suas práticas específicas para escrita dramatúrgica e relacioná-las à experimentação cênica do espetáculo orientado.

Participação: Cia de Teatro Popular Amador Rir é o Melhor Remédio (Guaratinguetá), Cia das Loucas (Presidente Prudente), Grupo de Teatro Terceiro Sinal (Ourinhos), Cia LiberD’Arte (Ibiúna), Grupo Teatral Gorki (Ribeirão Preto), Cia Arte Louco (Ferraz de Vasconcelos), Cena 4 Produções (Jundiaí).

Obs: atividade somente para integrantes do Programa.


Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”
Avenida Tamoios, Centro

Entrada Gratuita
Retirar ingressos com 1h de antecedência

PROGRAMAÇÃO

14h Espetáculo: Pluft e a Bruxinha
Com a Cia Apocalíptica | Cidade: São José do Rio Preto | Gênero: Infantil | Classificação Indicativa: Livre | Duração: 45 minutos

Livremente inspirada na obra de Maria Clara Machado, esta peça busca em elementos de “Pluft, O Fantasminha” e “A Bruxinha que era Boa” o alicerce necessário para investigar o gênero dramatúrgico “Terrir”. Em nossa história, quando uma nova aluna humana é transferida para a escola de magia má, as bruxas ficam em polvorosa e agora nossa heroína tem duas opções: ou entra na linha ou Pluft!

Ficha Técnica
Dramaturgia e Direção: Lawrence Garcia
Direção Musical: Xico Mendes
Figurino: Isaac Ruy
Cenário: Flávio Rodrigues e Lawrence Garcia
Maquiagem: Marcela Galhardo
Elenco: Daniela Águas, Gisele Lançoni , Giovanna Bertelli, Marcela Galhardo, Tiago Cardial

Orientação Artística: Flávio Rodrigues

15h Espetáculo: O Floquinho Azul
Com o Grupo Fênix | Cidade: Tupã | Gênero: Infantil  | Classificação Indicativa: Livre | Duração: 45 minutos

O espetáculo narra a aventura de um pequenino floco de neve azul recém-chegado ao pólo norte, que, ao se deparar com outros flocos, brancos e alvos, percebe sua diferença, sem compreendê-la. Ser diferente o deixa inquieto. Surgem daí, situações inusitadas, onde as personagens, mesmo com muita graça, encanto e descontração, enfrentam questões preocupantes como o preconceito e o bullying. A situação se agrava, quando o floquinho azul, ao tomar ciência de sua existência como floco de gelo, depara-se com uma questão ainda maior e mais complexa: a não aceitação de sua condição. Após ver uma nuvem no céu, o floquinho fica fascinado com sua leveza e beleza. Querendo a todo custo se tornar uma nuvem, nosso pequenino floco azul busca uma forma de derreter e evaporar-se, pois acredita que esta é a única maneira de alcançar o seu desejo.

Neste ínterim, as demais personagens, buscam ajudá-lo a superar as diferenças e dificuldades. Até que aparece na vida de nosso pequenino floco, a Aurora Boreal, personagem feita de luzes, oriundas dos ventos solares que promete ajudar o floquinho azul a concretizar seu maior desejo.

Ficha Técnica
Floquinho Azul: Miriam Mieko
Aurora Boreaal: Ana Victória
Floco Filósofo: Élica Régia
Floco Dorminhoco: Yohana Dellabona
Floco Cientista: Lucas Costa
Floco General/Chinês: Charles dos Passos
Floco Arquiteto: Naiara Tanaka
Floco Pintor: Edu Comf
Direção: Charles dos Passos

Orientação Artística: Jandilson Vieira


Praça da Bandeira

17h • Espetáculo: Hotel Rosário: Terço 1 – Mistérios Gozosos
Com o Grupo Taetro de Teatro | Cidade: São Vicente | Gênero: Teatro Performativo | Classificação Indicativa: Livre
Duração: 60 minutos

O Grupo Taetro Teatro, coletivo teatral da Baixada Santista, com 26 anos de existência, é o realizador do trabalho artístico-teatral “Terço 1 – Mistérios Gozosos”, primeiro dia de apresentação, de uma série de três, do Espetáculo Hotel Rosário, que trata da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e do Seu Amor pela Humanidade. O Terço Mariano é a estrutura cênica para o desenvolvimento do conteúdo dramatúrgico apresentado nesta primeira parte: o nascimento e a infância de Jesus Cristo.

Neste espetáculo, camareiras, concierges, recepcionista e gerente recebem o público, que se torna “hóspede” do Hotel. Cenograficamente, o público, enquanto caminha pelos cômodos, segue a sequência da reza de um terço em honra à Virgem Maria, pois, cada aposento representa uma conta desse cordão.

A narrativa transcorre em diversos gêneros e estilos teatrais, promove uma visão moderna da oração e tem o intuito de levar o público a refletir sobre a ligação entre a sua individualidade, o Todo e a prece.

Ficha Técnica
Direção: Maria Tornatore
Dramaturgia: Andrea came
Produção: Grupo Taetro de Teatro
Orientação Artística:  Daniela Schitini
Elenco: Analú Lopes, Anita Beatriz,  Bel Schineider, Daniela Oliveira, Éder Julião, Eliana Tavares, Estefani Nascimento, Evangelino França, Evelyn Kubota, Fernando Santos, Filipe Zuca, Henrique Andrade, Itoi Marco Antônio, Isah Paulino, Ivanilde Fernandes, Jade Lima, Jô Mel, Jorge Macedo, Kazuaky Nakama, Kelly Franco, Laura Alves, Luana Monteiro, Lúcia Oliver, Luciano de Andrade, Malú Guedes, Marcelo Vitor, Mariana Monteiro, Marisa Oliveira, Matheus de Farias, Natan de Alencar, Paolo Chaves, Patrícia Almeida, Sofia Caçaun, Suellen Couss, Táta Macedo,  Thiago Farah

Orientação Artística: Daniela Schitini


Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”
Avenida Tamoios, Centro.

Entrada Gratuita
Retirar ingressos com 1h de antecedência

20h • Espetáculo: O Teatro de Sombras de Ofélia
Com o Núcleo Ágora de Teatro | Cidade: São José dos Campos | Gênero: Teatro Épico / Teatro de Sombras | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos

Depois de perder o emprego no teatro, a solitária Ofélia encontra a amizade entre sombras desamparadas e começam juntas uma nova jornada.

Ficha Técnica
Atriz: Maelly Sammay
Atriz e Assistente de direção: Renata Batista
Ator, Dramaturgo e Direção: Gabriel Marinelo
Ator e Diretor musical: Miler Ezequiel

Orientação Artística: Erika Cunha


21h30 • Espetáculo: Jacarandá
Com a CLP – Cia Municipal de Teatro Campo Limpo Paulista | Gênero: Comédia / Teatro de Máscaras | Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 minutos

Uma árvore de quatrocentos anos corre o risco de virar o banco de uma praça em nome do lucro e da ganância dos homens, mas forças da natureza não deixarão esta devastação em vão. Uma onda de calor toma conta da cidade, passarinhos desalojados armam um plano de contra-ataque e então, é declarada uma guerra dos humanos contra a natureza. E nessa ciranda, salva-se quem puder!

Ficha Técnica
Texto e Direção: Daniel Lopes
Supervisão Técnico-Artística: Tom Rezende
Assistente de Direção: Letícia Marques
Elenco: Alessandra Espírito Santo, Alexandre Marinho, Anna Bia Nunes, Elisabete Portiolli, Éwerton Velasquez, Gabriel Gatinoni, Gabriela Reis, Lia Nunes, Liliana Rosa, Liza Novacek e Vitória Matos
Cenário, Figurino e Adereços: Criação coletiva
Produção Executiva Corpos Estáveis: Ana Claudia Fadigatti, ndrea Busch, Jean Carlo Cunha e Mariana Menezes

Orientação artística: Cuca Bolaffi e Raphael Garcia

Voltar
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Realização

Regua Logos Regua Logos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR