PROGRAMAÇÃO CULTURA INDÍGENA

Ciclo de Cultura Indígena acontece no dia 23/11 em Braúna, na Praça Central, Avenida Barão do Rio Branco, s/n, Centro,  em correalização  com a  Prefeitura Municipal de Braúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Programação

16h | Apresentação:

DANÇA DO BATE-PAU + DANÇA DA CHUVA

Com Grupo de Dança da TI Icatu

Criado há três décadas, o grupo de dança da Terra Indígena Icatu é composto por 30 indígenas da etnia Terena.

 

17h | Conversa:

ESPAÇO E TERRITÓRIO: A PACIFICAÇÃO INDÍGENA NO OESTE PAULISTA

Andressa Anjos de Oliveira (Museu Índia Vanuíre), Cacique Anildo Lulu (TI Araribá – Aldeia Tereguá), Cacique Chicão Terena (TI Araribá – Aldeia Kopenoty), Cacique Claudino Marcolino (TI Araribá – Aldeia Nimuendaju), Cândido Mariano (TI Icatu), David Henrique da Silva Pereira (TI Araribá – Aldeia Ekeruá), Dirce Jorge Lipu Pereira (TI Vanuíre), Gerolino Cézar (TI Araribá – Aldeia Ekeruá), Lidiane Damaceno (TI Vanuíre), Cacique Ronaldo Iaiati (TI Icatu) e Valquíria Cristina Martins | Mediação: Daniel Munduruku

A partir da reflexão sobre a pacificação indígena no Oeste Paulista, lideranças e pesquisadores discutem sobre os processos de genocídio e etnocídio dessa população, numa conversa-provocação sobre o mito da paz no Brasil.

 

20h | Apresentação:

BRÔ MC’S

Bruno Veron, Kelvin Peixoto, Clemersom Batista e Charlie Peixoto, moradores da Aldeia Jaguapirú Bororó, no Mato Grosso do Sul, compõem o primeiro grupo brasileiro de rap indígena. Com rimas que mesclam o Português com o idioma Guarani, Brô MC’s trata de lutas, anseios, conquistas e vitórias dos povos indígenas do Brasil.

 

Convidados:

Daniel Munduruku é escritor Indígena com 52 livros publicados voltados para crianças, jovens e educadores. É graduado em Filosofia e Doutor em Educação pela USP. Recebeu vários prêmios no Brasil e exterior. Muitos de seus livros já foram agraciados com o Selo Altamente Recomendável pela FNLIJ. É Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República.

Andressa Anjos de Oliveira, historiadora formada pela Unesp, é pesquisadora e documentalista do Museu Índia Vanuíre, em Tupã. Está à frente do Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista do Museu e atua diretamente com as terras indígenas da região.

Anildo Lulu Avaro Cadil, indígena da etnia Guarani, cacique da Aldeia Tereguá, situada à Terra Indígena Araribá, é Vice-Presidente do CEPISP – Conselho Estadual dos Povos Indígenas.

Cândido Mariano Elias, da etnia Terena, é pajé da Terra Indígena Icatu, na região de Braúna/SP.

Chicão Terena, indígena da Aldeia Kopenoty, situada à Terra Indígena Araribá, na região de Avaí/SP, é o primeiro cacique formado em Geografia do Estado de São Paulo, pela Universidade do Sagrado Coração (USC).

Claudino Marcolino, da etnia Tupi-Guarani Nhandewa, é cacique há mais de 20 anos na Aldeia Nimuendaju, na Terra Indígena Araribá, na região de Avaí/SP. É professor de Cultura Étnica e Linguística na escola da aldeia.

David Henrique da Silva Pereira, da etnia Terena, é professor pelo Magistério Superior de Educação Escolar Indígena, gestor cultural da Associação Centro de Cultura Terena Kipae e responsável pelo agendamento e recepção de visitas na Aldeia Ekeruá, Terra Indígena de Araribá, na região de Avaí/SP.

Dirce Jorge Lipu Pereira, indígena da etnia Kaingang, é liderança na Terra Indígena Vanuíre, na região de Arco-Íris/SP.

Gerolino José Cezar, da etnia Terena, é liderança da Aldeia Ekeruá, situada à Terra Indígena Araribá, na região de Avaí/SP.

Lidiane Damaceno, indígena da etnia Krenak, é liderança na Terra Indígena Vanuíre, na região de Arco-Íris/SP.

Ronaldo Iaiati, da etnia Terena, é cacique da Terra Indígena Icatu, na região de Braúna/SP.

Valquíria Cristina Martins, graduada em Pedagogia, é mestranda em Agronegócio e Desenvolvimento pela Unesp, tendo como pesquisa os saberes e as práticas socioambientais relacionados à agricultura, arte e culinária Kaingang e Krenak na Terra Indígena Vanuíre.

 

As atividades são todas gratuitas.

 

 

Voltar
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Apoio

Logo de apoiador Logo de apoiador Logo de apoiador Logo de apoiador

Realização

Logo de gestor

 

Logo de gestor Logo de gestor