CICLO DE CULTURA TRADICIONAL

O Ciclo de Cultura Tradicional é um espaço horizontal de troca, preservação, renovação e expansão de novas conexões entre pensadores, pesquisadores, mestres e agentes de tradições e culturas populares. Realizado desde 2014, reflete sobre o lugar da cultura tradicional no contexto contemporâneo.

Mestres, pesquisadores e agente culturais transformam o interior paulista em ambiente de reflexão sobre o universo das culturas tradicionais. Em movimento, o Ciclo explora conexões e perspectivas críticas entre passado, presente e futuro, propondo um espaço contínuo de convivência e compartilhamento, em construção e desconstrução.

Explorando o universo de temas como cultura caipira, caiçara, indígena, tradições afro-brasileiras, religiosidade e cultura popular, já circulou pelos municípios e regiões de Araçatuba, Botucatu, Cubatão, Franca, Ibirá, Indaiatuba, Jacareí, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Pereira Barreto, Piacatu, Praia Grande, Registro, Santos, São Carlos, São Luiz do Paraitinga, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Tupã.

Em 2019, cidades como Braúna, Cananéia, Itapetininga, Piracicaba e Ubatuba reuniram historiadores, pesquisadores, mestres e agentes culturais para debater temas das culturas indígenas, negras, caiçaras e caipiras do interior de São Paulo. Muitos dos participantes são provas vivas da nossa diversidade cultural, sendo fundamentais para a preservação e resistência dessas comunidades. Por isso, o programa Oficinas Culturais convidou produtores independentes de diversas vertentes culturais que desenvolveram os documentários em curta-metragem ao longo desses encontros do Ciclo. Acesse o nosso canal no Youtube e conheça os vídeos produzidos durante a edição do ciclo em 2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Apoio

Logo de apoiador Logo de apoiador Logo de apoiador Logo de apoiador

Realização

Logo de gestor

 

Logo de gestor Logo de gestor