Perguntas Frequentes



O que é o Programa Oficinas Culturais e quem são os responsáveis por ela?

As Oficinas Culturais integram um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS, Organização Social de Cultura, que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A Instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação e artística e intelectual e de difusão da língua e literatura.

O que faz as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo?

Há mais de 30 anos o programa realiza atividades GRATUITAS de formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. Hoje possuímos três unidades físicas na Capital de São Paulo: OC Juan Serrano (Cohab Taipas); OC Oswald Andrade (Bom Retiro); OC Alfredo Volpi (Itaquera).    Também englobam o Programa Oficinas Culturais o Programa de Qualificação em Artes nas áreas de teatro e dança, que tem com ação principal a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital; o Programa de Formação no Interior,  que oferece ações de formação cultural, e os Festivais FLI e MIA (em Literatura e Música Instrumental) além dos Ciclo de Cultura Tradicional e Contemporaneidade e Ciclo de Gestão Cultural – todas ações que acontecem no interior e no litoral do Estado.

Quais são as atividades realizadas?

Atividades de Formação e Fruição Cultural tais como Ateliês, Contações de História, Debate, Espetáculos Cênicos em Teatro e Dança, Exibições de Cinema, Exposições de Artes Visuais, Instalações, Intervenções artísticas, Leituras Dramáticas, Mediações de Leitura, Oficinas, Orientações Artísticas, Palestras, Performances, Rodas de Conversa, Saraus, Workshops, entre outras.

Todos podem participar?

Sim. É aberto para todos os públicos e cada programação apresenta sua classificação indicativa. Algumas atividades são voltadas para pessoas com interesses em temas específicos como teatro, dança, entre outros.

Como posso participar?

No período da pandemia COVID 19, você pode participar das atividades on-line que continuam sendo oferecidas pelo Facebook, Instagram, Youtube das Oficinas Culturais e também em outras plataformas como o Zoom e o GoogleMeet. Conforme o plano São Paulo, do Governo do Estado, evoluir as atividades podem acontecer no ambiente virtual, de modo híbrido ou 100% presencial. Confira as condições de realização do curso, no ato da sua inscrição.

Posso levar os meus alunos para participar das atividades?

Para participar das atividades, basta fazer inscrição pelo site do Programa. Para outras ações de difusão ou visitas, agende previamente para prepararmos uma recepção adequada.

Qual o valor das atividades?

As atividades realizadas pelo Programa são todas gratuitas.

Qual o horário das atividades?

As atividades ocorrem nos períodos da manhã, tarde ou noite, inclusive nos finais de semana. Para saber mais, consulte a programação em https://oficinasculturais.org.br/programacao/

Quanto tempo duram as atividades?

Cada atividade tem um período de duração específico e de acordo com a proposta apresentada. Consulte a programação em https://oficinasculturais.org.br/programacao/

Tem certificado?

O certificado é fornecido de acordo com o critério de avaliação de cada atividade.  Para isso, o mesmo deve ser solicitado, por e-mail, diretamente a cada Unidade.

Como realizar a inscrição?

As inscrições são feitas, preferencialmente, pelo site www.oficinasculturais.org.br.

Tenho que levar o material para a aula?

Não. Todo o material utilizado na atividade é fornecido pelo Programa.

Quando abrem as novas atividades e como fico sabendo de toda programação?

Toda a informação sobre a programação está disponível e pode ser consultada em nosso site, em nossos canais de mídias digitais ou diretamente nas Unidades.

Como posso acompanhar a programação das Oficinas?

Você pode acompanhar a nossa programação pelo nosso site,  https://oficinasculturais.org.br/programacao/  e  em nossos perfis @oficinasculturais, no Facebook, Instagram e Youtube.

Qual é o procedimento para reserva de convites para as apresentações (espetáculos, shows, exposições) ou sessões de filmes?

Não fazemos reservas. Os ingressos, individuais, devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Como saber se a ficha de inscrição foi concluída com sucesso?

Ao finalizar sua inscrição, aparece a mensagem de confirmação. Caso tenha dúvida é só entrar em contato, por telefone ou por e-mail diretamente com a Oficina.

Como fico sabendo se fui aprovado (a) na seleção de uma oficina?

Você receberá um e-mail com o resultado da seleção (aprovado/não-aprovado) e em caso de aprovação deve confirmar em até 24 horas a sua participação. Caso não confirme sua vaga ela será destinada a outra pessoa selecionada.

Os espaços são acessíveis para todos os públicos?

Os espaços em que atuamos são patrimônios históricos e possuem acessibilidade física como rampas e banheiros.

Quero realizar/apresentar um projeto nas Oficinas. Como deve proceder?

A nossa programação é trimestral e, por isso, os projetos são analisados com bastante antecedência. Você deve enviar sua proposta com apresentação, objetivo, plano de trabalho, orçamento, currículo e fotos de divulgação para: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br (Oficina Oswald de Andrade) juanserrano@oficinasculturais.org.br  (Oficina Juan Serrano )   Após a análise e aprovação, a equipe entrará em contato para informar os próximos passos.

Sou artista, posso utilizar os espaços das Oficinas para ensaiar?

Sim, porém a cessão do espaço para ensaios é feita de acordo com a demanda da programação de cada Unidade. Entre em contato, por e-mail, com a Unidade e confira a disponibilidade.

Vocês emprestam equipamentos?

Os equipamentos são patrimônio público e utilizados em atividades realizadas pelo Programa. Para outras formas de parceria entre em contato com os gestores das Oficinas.

Quero realizar uma atividade em parceria com a Oficina. É possível?

Sim! A instituição parceira deve enviar um ofício para o gestor(a) de cada Unidade com a proposta e solicitação.

O que é o Programa de Qualificação em Artes?

É um programa de formação artística voltado a grupos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, que tem por objetivo a ampliação de repertório, criação, experimentação e aperfeiçoamento artístico visando a potencializar a produção cênica por meio de oficinas, mostras e encontros com especialistas.  O Programa conta com dois Núcleos de Formação Artística:  Teatro e Dança, formados por profissionais especializados. Cada núcleo é responsável por selecionar grupos e artistas-orientadores, propor metodologias e ações formativas aos grupos em processo de orientação e acompanhar sua implementação ao longo de cada edição.

Grupos/companhias e coletivos residentes na capital do Estado podem se inscrever para receberem orientação artística do Programa Qualificação em Artes?

Não. O Programa Qualificação em Artes – Teatro e Dança - atende somente grupos/companhias e coletivos da região metropolitana, litoral e interior do Estado de São Paulo.

Quando abrem as inscrições para os grupos/companhias e coletivos interessados em receber orientação artística do Programa Qualificação em Artes?

O Programa Qualificação em Artes abre chamamentos anuais a partir do mês de outubro. Os interessados em receber orientação artística deverão ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição no site  http://www.poiesis.org.br/new/editais/

Caso o grupo/coletivo venha a ser selecionado o que o Programa Qualificação em Artes – Teatro e de Dança tem a oferecer?

Ao participar do Programa Qualificação em Artes os grupos contemplados recebem mais ferramentas teóricas e práticas, ampliando desta forma os caminhos para a profissionalização, com o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas, além de receber certificado.Ao participar do Programa Qualificação em Artes os grupos contemplados recebem mais ferramentas teóricas e práticas, ampliando desta forma os caminhos para a profissionalização, com o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas, além de receber certificado.

O Programa Qualificação em Artes fornece o DRT?

Não. Todas as ações formativas oferecidas pelo Programa podem facilitar a obtenção de registro profissional, bem como o apoio em busca de parcerias públicas e privadas para a realização e sustentabilidade dos próprios espetáculos.

Qual a duração do processo de orientação artística?

O processo dura de 7 a 8 meses.

Quanto custa?

Não custa nada. Todo processo é gratuito.

Qualquer grupo/companhia e coletivo pode se inscrever no processo seletivo?

Sim. O Programa Qualificação em Artes busca grupos/coletivos em diversos estágios de formação, do iniciante ao avançado, desde que preenchidas todas as condições do Chamamento. O projeto recebido é avaliado por uma comissão especializada de acordo com os critérios de seleção.

Quero fazer parte do Programa Qualificação em Artes como Artista/Orientador como proceder?

Basta se inscrever no Chamamento para Artistas/Orientadores, geralmente disponível a partir do mês de  outubro no site:  http://www.poiesis.org.br/new/editais/ 

Qual a função do Artista/Orientador no Programa Qualificação em Artes?

O Artista/Orientador é designado para acompanhar e orientar o desenvolvimento da proposta apresentada pelo grupo durante o período de 7 a 8 meses.

Como um estudante universitário de teatro, dança e/ou artes cênicas pode estagiar no Programa Qualificação em Artes?

O Programa Qualificação em Artes abre chamamento anual para selecionar estagiários com o objetivo de colaborar com a capacitação de grupos, companhias e/ou coletivos artísticos de artes cênicas ou dança em atividade no interior, litoral e região metropolitana do Estado de São Paulo, exceto a capital. Basta se inscrever e passar pelo processo seletivo. Site:  http://www.poiesis.org.br/new/editais/

Como entrar em contato com o Programa Qualificação em Artes para mais informações?

Você pode entrar em contato por telefone, 11 - 4096-9502 ou por e-mail: qualificacao.artes@oficinasculturais.org.br

O que é o Programa de Formação para o Interior?

É um Programa que consiste na realização de atividades formativas em parceria com Secretarias, Departamentos, Fundações e Instituições Públicas de Cultura de municípios paulistas do Interior, do Litoral e da Região Metropolitana de São Paulo (com exceção da Capital), que demonstrem seu interesse aderindo ao chamamento de Manifestação de Interesse, que é aberto periodicamente.

Que tipo de atividades podem ser realizadas?

São realizadas oficinas e workshops, para público a partir de 16 anos, nas seguintes áreas e linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Hip Hop, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, História em Quadrinhos, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro. As ações estão estruturadas em quatro modalidades que orientam o processo de Programação: Iniciação às linguagens artísticas, Aprimoramento Técnico-Artístico, Atividades para Educadores e Gestão Cultural. Todas as atividades do Programa são abertas e oferecidas gratuitamente à população.  Desde maio de 2020, também são realizadas ações formativas em formato on-line, que são divulgadas para os municípios parceiros. Embora seja aberto a qualquer interessado, tem como foco prioritário o atendimento às demandas apresentadas pelas cidades paulistas do Interior, do Litoral e da Região Metropolitana de São Paulo. Quaisquer dúvidas, escreva para interioronline@oficinasculturais.org.br

Quais são as cidades atendidas?

Ao longo do ano, centenas de cidades são atendidas. Confira a lista completa em https://oficinasculturais.org.br/cidades-atendidas/

Como participar do Programa?

A adesão do Município ao Programa se dá por meio do Formulário de Manifestação de Interesse. As inscrições são abertas por tempo determinado, pelo menos uma vez a cada ano. No formulário, os gestores de cultura das Prefeituras interessadas devem apresentar suas demandas e definir até quatro linguagens artísticas de maior interesse para a programação de atividades (https://oficinasculturais.org.br/manifestacao-de-interesse-formacao-no-interior/).   A partir dessas informações preliminares, a equipe de programação cultural entrará em contato para detalhar e definir em conjunto quais serão as ações a serem realizadas em parceria. O cadastramento é destinado a cidades do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital.

Qual a responsabilidade do Programa?

Dialogar com os gestores das cidades sobre o contexto e demandas locais; Pesquisar e oferecer propostas de oficinas a partir das informações recebidas; Contratar o profissional que irá coordenar a atividade e viabilizar sua realização; Avaliar as atividades e o desenvolvimento do Programa.

Qual a responsabilidade do Município?

Designar um responsável técnico para ser o interlocutor com a equipe do Programa Oficinas Culturais e realizar a produção local, executando ou supervisionando algumas tarefas fundamentais para o sucesso da atividade na cidade; Colher a assinatura do gestor cultural no Termo de Compromisso e enviar via Correios, para a formalização da parceria. Oferecer o espaço adequado para a realização da Oficina; Elaborar estratégias e preparar material de divulgação conforme orientação; Iniciar o diálogo com o coordenador da atividade, a partir da confirmação da contratação; Realizar a divulgação e as inscrições; Confirmar a participação dos inscritos nos dias que antecedem o início da atividade; Acompanhar a realização da atividade; Encaminhar fichas de avaliação e relatório sobre a Oficina realizada; Assegurar o preenchimento da lista de presença e o envio dos originais por Correios
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Apoio

Logo de apoiador Logo de apoiador Logo de apoiador Logo de apoiador

Realização

Logo de gestor

 

Logo de gestor Logo de gestor

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR