PARA REFLETIR

Em tempos de transformação, especialistas discutem sobre o papel da arte e da cultura no novo contexto. Este eixo traz uma série de webinários que pretende ampliar repertórios e visões de mundo, por meio do compartilhamento de experiências na prática, provocações sobre cultura como geração de valor para negócios e trabalhos em rede.

Assista em:

facebook.com/OficinasCulturais

Atividades com transmissão acessível em Libras.

 

Programação:

O PAPEL DA CULTURA NO NOVO CONTEXTO

Com Marta Porto e Evandro Fióti | Mediação: Daniele Torres e Erick Krulikowski

O atual contexto de pandemia disparou uma série de reflexões e acelerou mudanças. Em um mundo célere e tecnológico, qual o espaço reservado à arte e à cultura? Qual o impacto da alta disponibilidade de informação e conteúdo para artistas e produtores? Como arte e cultura podem ressignificar e regenerar a sociedade?

Dia 14/9 – segunda-feira – Das 15h às 17h.

Orientações gerais:

200 vagas para participantes no Zoom. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 10/9 clicando aqui. 

 

LIDERANÇA E GESTÃO CULTURAL EM TEMPOS COMPLEXOS

Com Beth Ponte e Maria Helena Cunha | Mediação: Erick Krulikowski

Novos contextos exigem novas formas de pensar, estruturar e liderar transformações no âmbito cultural e criativo. Qual o papel do gestor cultural neste processo, e como deve se preparar para liderar a transformação necessária para criar instituições e projetos mais resilientes e sustentáveis?

Dia 28/9 – segunda-feira – Das 15h às 17h.

Orientações gerais:

200 vagas para participantes no Zoom. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 23/9 clicando aqui. 

 

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO CRIATIVO

Com Adriana Barbosa e Bruno Barroso | Mediação: Erick Krulikowski

Para pensar em soluções e projetos sustentáveis, é fundamental que o empreendedor compreenda as demandas e os perfis de um público específico. Adriana Barbosa e Bruno Barroso, fundadores de plataformas que lidam e dependem de empreendedores, conversam sobre a criação de seus negócios e contam como identificam os profissionais de maior potencial em seus projetos.

Dia 5/10 – segunda-feira – Das 15h às 17h.

Orientações gerais:

200 vagas para participantes no Zoom. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 30/9 clicando aqui. 

 

O ARTISTA NO AMBIENTE DIGITAL

Com Guilherme Petrili, Nathy Faria e Rafa Cappai | Mediação: Erick Krulikowski

Cada vez mais, artistas precisam entender ferramentas do ambiente digital para acessarem e dialogarem com seu público. Rafa Cappai e Nathy Faria, artistas que ajudam outros artistas a se posicionarem nas redes, conversam com Guilherme Petrilli sobre marketing digital, narrativa e identidade artística.

Dia 19/10 – segunda-feira – Das 15h às 17h.

Orientações gerais:

200 vagas para participantes no Zoom. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 14/10 clicando aqui. 

 

POLÍTICAS CULTURAIS PARA UMA NOVA SOCIEDADE

Com Jailson de Souza e Silva e Leonardo Brant | Mediação: Daniele Torres

Qual o papel do Estado para a promoção da cultura neste novo cenário do século XXI? Quais os desafios para empreender políticas culturais para uma nova sociedade? Jailson de Souza e Silva e Leonardo Brant, pensadores e empreendedores, discutem sobre políticas de cultura neste contexto, Pelo Estado e para além do Estado.

Dia 26/10 – segunda-feira – Das 15h às 17h.

Orientações gerais:

200 vagas para participantes no Zoom. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 21/10 clicando aqui. 

 

ACESSIBILIDADE NA CULTURA

Com Leonardo Castilho e Mila Guedes | Mediação: Ana Clara Schneider

Como gestores, produtores, espaços e instituições culturais pensam acessibilidade para pessoas com deficiência para além da obrigatoriedade de legislações e contrapartidas de editais? Leonardo Castilho, produtor e multiartista surdo, e Mila Guedes, consultora em diversidade e inclusão de pessoas com deficiência, mediados por Ana Clara Schneider, consultora de acessibilidade com foco em consumo, discutem sobre a importância de planejar projetos e produtos culturais acessíveis já em suas etapas de idealização e concepção.

Dia 9/11 – segunda-feira – Das 15h às 17h.

Orientações gerais:

200 vagas para participantes no Zoom. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 4/11 clicando aqui. 

 

DADOS QUE REVELAM HISTÓRIAS: PESQUISAS E INDICADORES NA CULTURA

Com Dani Ribas e Isaíra Maria Garcia de Oliveira | Mediação: Daniele Torres

As pesquisas e os dados permitem uma nova compreensão da realidade, sendo capazes de apoiar agentes culturais e criativos na elaboração de estratégias para o desenvolvimento do setor. Nesta conversa, Dani Ribas e Isaíra Maria Garcia de Oliveira falam sobre como os números e os indicadores são fundamentais para uma iniciativa sustentável, e como os números revelam boas histórias.

Dia 16/11 – segunda-feira – Das 15h às 17h.

Orientações gerais:

200 vagas para participantes no Zoom. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 11/11 clicando aqui. 

 

CULTURA E ARRANJOS ECONÔMICOS LOCAIS

Com Leandro Valiati e Regina Vieira | Mediação: Erick Krulikowski

A discussão sobre a sustentabilidade dos arranjos econômicos e socioculturais locais vem ganhando força. Movimentos que fomentam a circulação de bens e serviços fora dos grandes centros têm crescido, em contraponto à tendência concentradora das grandes capitais. Como este novo movimento de êxodo das grandes cidades pode fazer surgir um novo cenário para cultura no interior? Leandro Valiati, economista, e Regina Vieira, especialista em economia criativa, debatem sobre os impactos econômicos da cultura e sobre como as cidades do interior podem se beneficiar deste movimento.

Dia 23/11 – segunda-feira – Das 15h às 17h.

Orientações gerais:

200 vagas para participantes no Zoom. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 18/11 clicando aqui. 

 

ARTE, CULTURA E TECNOLOGIA

Com Lucimara Letelier e VJ Pixel | Mediação: Erick Krulikowski

Como a tecnologia pode ajudar artistas e produtores a provocar novas experiências para o público? Quais novas linguagens e formatos estão sendo criados neste momento de pandemia? A cultura digital como aliada dos gestores de instituições culturais em plena transformação. Nesta conversa, Lucimara Letelier, co-curadora do programa HiperMuseus e fundadora do Museu Vivo, e VJ Pixel, artista multimídia, mostram cases e discutem sobre os desafios e oportunidades da tecnologia no universo criativo e da gestão cultural.

Dia 7/12 – segunda-feira – Das 15h às 17h.

Orientações gerais:

200 vagas para participantes no Zoom. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 2/12 clicando aqui. 

 

SOBRE OS PROFISSIONAIS

Adriana Barbosa é a mulher por trás da toda a plataforma Feira Preta, que, em 2019, se transformou na PRETAHUB. A plataforma é resultado de 18 anos de iniciativas do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. Em 2017, a empresária foi eleita uma das 51 pessoas negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo.

Ana Clara Schneider é consultora, ativista e militante pelos direitos das pessoas com deficiência. Formada em Comunicação Social (ESPM-SP) e pós-graduada em Tecnologia Assistiva (CIEPH), acredita que negócios e causas podem andar juntos. Por anos, foi planejamento criativo em agências de comunicação. É fundadora da Sondery Acessibilidade Criativa, a primeira consultoria de acessibilidade com foco em consumo do mercado.

Beth Ponte é gestora cultural, pesquisadora e consultora. É autora do projeto “Qualidade para a Cultura”, membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura (ABRAOSC) e do Observatório de Economia Criada Bahia (OBEC-BA). De 2010 a 2018, foi Diretora Institucional do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e, até 2020, German Chanceller Fellow da Fundação Alexander von Humboldt, na Alemanha.

Bruno Barroso é especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Relações Públicas, pela UFMG. Em 2015, fundou a plataforma Prosas, que busca dar mais eficiência ao trabalho de empresas e governos nos processos de parceria com o Setor Social. É sócio-fundador da Nexo Investimento Social, que, desde 2011, já mobilizou mais de R$ 500 milhões de grandes empresas para mais de 100 organizações em 16 estados brasileiros.

Dani Ribas, doutora em Sociologia (Unicamp), é Diretora de Pesquisa do DATA SIM e da Sonar Cultural Consultoria. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Além de prestar consultoria a artistas, selos e managers, ministra cursos on-line sobre empreendedorismo e planejamento na música, remuneração na música, gestão de carreiras, gestão de projetos, relacionamento com público e relevância artística.

Daniele Torres é pós-graduada em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Em mais de 20 anos de carreira, atuou como museóloga, produtora e gestora de espaços culturais e organizações sociais. Especializada em leis de incentivos fiscais, planejamento estratégico e captação de recursos, foi gestora de patrocínios de grandes corporações e diretora-gerente do Instituto AES. Além da empresa Companhia da Cultura, é também sócia e coordenadora de cursos na escola Cultura e Mercado.

Erick Krulikowski, sócio-diretor da iSetor, é professor convidado da Fundação Dom Cabral e da Fundação Getúlio Vargas. Com 20 anos de experiência em gestão executiva e negócios, articulou projetos junto a diversas instituições. Coordenou o Laboratório de Negócios do Programa Empreendedores Criativos (Criativar), o Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual (Objetiva) e o Programa da Música Independente do Sebrae Minas.

Evandro Fióti é referência quando se fala em empreendedorismo e agenciamento artístico no Brasil. Fundou, ao lado do irmão Emicida, a LAB Fantasma, hub de entretenimento que tem gravadora, editora, produtora de eventos e marca de streetwear. A plataforma surgiu para preencher a lacuna existente de negócios que valorizem a estética e cultura negra e periférica. Em 2016, Fióti, também músico, lançou seu primeiro EP, “Gente Bonita”.

Guilherme Petrilli é administrador por formação e storyteller por vocação. Após cinco anos de experiência como professor e quase uma década de atuação no mercado em áreas de relacionamento e marketing de grandes empresas, estudou inovação e empreendedorismo para se reinventar e perceber que podia viver de histórias.

Isaíra Maria Garcia de Oliveira, pesquisadora na área de entretenimento, tem pós-doutorado em Comunicação e Consumo, doutorado em Artes e mestrado em Hospitalidade. É docente em cursos de pós-graduação no Senac São Paulo e no Centro Paula Souza. É autora do livro “Produção Executiva – Logística de Shows e Eventos Artísticos” (Escrituras, 2016), entre outros.

Jailson de Souza e Silva, geógrafo, é doutor em Sociologia da Educação. Foi Secretário de Educação de Nova Iguaçu/RJ e Subsecretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. É fundador do Observatório de Favelas e Diretor Geral do Instituto Maria e João Aleixo. Escreveu “Por que uns e não outros?” (Contraponto, 2018), “Favela: Alegria e Dor na Cidade” (Senac, 2005) e “O Novo Carioca” (Mórula Editorial, 2015).

Leandro Valiati, economista, é PhD em Desenvolvimento Econômico e pós-PhD em Indústrias Criativas (Labex-ICCA/Sorbonne-Paris 13). Professor e pesquisador de indústrias criativas e economia da cultura em universidades do Brasil, Espanha, França e Reino Unido. É pesquisador visitante sênior do Global Policy Institute – Queen Mary University of London.

Leonardo Brant é documentarista, diretor-associado da Deusdará Filmes e autor dos filmes “CTRL-V”, “COMER O QUÊ?” e “PSIQUÊ”. Dirigiu o programa “Idade Mídia”, para o Canal Futura, e codirigiu a série “Utopia Brasil”, para o CineBrasilTV. Durante duas décadas, atuou como pesquisador, consultor, palestrante e autor de livros sobre mercado e políticas culturais. Ao longo de sua carreira, criou e desenvolveu inúmeros projetos, empresas e organizações sociais de grande impacto.

Leonardo Castilho, surdo, é ator, performer, educador, ativista, MC e produtor. É idealizador e responsável pela festa Vibração e pelo Bloco VibraMão. Além de produtor da Sencity Brasil, do Festival de Folclore Surdo e do Festival Clin d’Oei, na França, é MC do Slam do Corpo e integrante da Global Deaf Aid Foundation (GDAF). Desde 2005, atua no setor educativo do MAM-SP. No Rock in Rio 2017, foi repórter em libras para o Multishow.

Lucimara Letelier, gestora cultural há 20 anos, é fundadora do Museu Vivo, consultoria de inovação, sustentabilidade econômica e regeneração para museus e instituições culturais. Como Diretora Adjunta de Artes do British Council, coordenou o Programa Transform Museus. É curadora e coidealizadora do HiperMuseus. Além de integrar Conselhos do ICOM Brasil, ICOM MPR e ActionAid Brasil, é professora do MBA de Gestão Cultural e MBA de Gestão de Museus pela ABGC e Universidade Candido Mendes. Recentemente, assumiu como Diretora Adjunta Institucional do MAM Rio.

Maria Helena Cunha, gestora cultural, é mestre em Educação (UFMG) e especialista em Planejamento e Gestão Cultural (PUC-MG). Coordenadora geral da EAD Inspire e da Inspire Biblioteca Virtual. Publicou os livros “Gestão Cultural: Profissão em Formação” (DUO, 2007) e “Planejamento Estratégico de Projetos e Programas Culturais” (Senac, 2019). Atualmente, é assessora da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Marta Porto é crítica de cultura, jornalista e pensadora. Foi a mais jovem coordenadora de um dos escritórios da Unesco no Brasil (Rio de Janeiro, 1999-2003), membro do Comitê que elaborou a Agenda 21 de Cultura das Cidades (Barcelona, 2004) e, em 2011, exerceu o cargo de Secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura. É autora de mais de 40 artigos sobre artes, cultura e política, publicados em diversas línguas e nas principais publicações internacionais sobre temas culturais. Recentemente, lançou o livro “Imaginação: Reinventando a Cultura” (Pólen Livros, 2019).

Mila Guedes, publicitária, é sócia-diretora da empresa Mila Guedes Consultoria, onde atua com diversidade e inclusão de pessoas com deficiência. Idealizadora do Milalá, ponto de encontro digital que elabora pareceres e análises de lugares acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, estimulando-as a passear, viajar e participar da vida cotidiana. Em 2019, coordenou um projeto sobre gênero e deficiência.

Nathy Faria é artista, empreendedora, mestre em Economia Criativa e Gestão Cultural e mestre em Direção de Marketing Digital. Desde 2014, atua como consultora de music business, já tendo trabalhado diretamente com mais de 300 artistas no planejamento de marketing, consultorias e mentorias. Além de ensinar empreendedorismo e marketing musical na #EscoladaNathy, dirige a La Otra, produtora musical em Madrid, e é orientadora do Máster de Industria Musical da DJP Music School.

Rafa Cappai, artista e empreendedora criativa em série, é criadora da Espaçonave e dona de uma trajetória artística e acadêmica rica e plural. Com uma linguagem simples, decodificada, acessível e cheia de paixão, fala de criatividade, inovação, nova economia, empreendedorismo, comunicação, negócios e de vida.

Regina Vieira é graduada em Relações Públicas, especialista em Cooperativismo e MBA em Gestão de Negócios. Possui ampla experiência na gestão de projetos de fortalecimento dos setores culturais, na implementação de estratégias para a consolidação de arranjos territoriais criativos e na criação de modelos para o aumento da competitividade dos negócios da economia criativa.

VJ Pixel iniciou sua carreira como VJ em 2002 e, desde então, já realizou trabalhos na Ásia, Europa, América do Norte e do Sul. Além de performances visuais, desenvolve obras multimídia que questionam a relação das pessoas com tecnologias digitais, por meio da utilização de tecnologias livres e/ou pervasivas, onde o público assume papel de autor. É diretor de XR, que engloba realidade virtual e aumentada, curador do X-Reality USP, criador do projeto Rede InfoAmazonia (premiado pelo Google) e da iniciativa Jandig (premiada pela Mozilla).

Voltar
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Realização

Regua Logos Regua Logos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR