MENTORIA DE PROJETOS E AÇÕES CULTURAIS
Com Dani Ribas, Katia Canton, Mariana Várzea e Romulo Avelar.
Encontros setoriais para mentorias coletivas de projetos e ações culturais, troca de experiências e conexão entre participantes do estado de São Paulo, procurando entender modelos, desafios e oportunidades comuns. Serão realizados três encontros de três horas cada, com quatro turmas divididas por segmento: Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Memória e Patrimônio.
Turmas:
Artes Cênicas | Dias 21/9, 26/10 e 30/11 – segundas-feiras – Das 19h às 22h. Com Romulo Avelar.
Artes Visuais | Dias 22/9, 27/10 e 1/12 – terças-feiras – Das 19h às 22h. Com Katia Canton.
Música | Dias 23/9, 28/10 e 9/12 – quartas-feiras – Das 19h às 22h. Com Dani Ribas.
Memória e Patrimônio | Dias 24/9, 29/10 e 3/12 – quintas-feiras – Das 19h às 22h. Com Mariana Várzea.
Orientações gerais:
Plataforma de exibição: Zoom. Seleção: Enviar projeto contendo resumo, objetivos, impactos e desafio atual. Serão selecionados até 15 projetos por turma. Inscrições até 7/9. Resultado da seleção: 14/9.
SOBRE OS PROFISSIONAIS
Dani Ribas, doutora em Sociologia (Unicamp), é Diretora de Pesquisa do DATA SIM e da Sonar Cultural Consultoria. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Além de prestar consultoria a artistas, selos e managers, ministra cursos on-line sobre empreendedorismo e planejamento na música, remuneração na música, gestão de carreiras, gestão de projetos, relacionamento com público e relevância artística.
Katia Canton, escritora, artista, curadora e pesquisadora, é jornalista pela ECA/USP e PhD em Artes Interdisciplinares pela Universidade de Nova York. Além de professora do Programa Interunidades de Estética e História da Arte da USP, é curadora independente, tendo trabalhado por 27 anos no Museu de Arte Contemporânea. É autora de mais de 50 livros, publicados em português, inglês, francês e espanhol.
Mariana Várzea atua há 30 anos no setor cultural. De 2011 a 2016, foi Superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, responsável por políticas para a área museológica, desenvolvimento de atividades relacionadas a preservação, documentação, pesquisa, gestão, comunicação, expografia, financiamento e fomento da rede fluminense de museus. Em 2016, criou a Inspirações Ilimitadas Projetos Culturais, onde realiza consultorias, desenvolve produtos e projetos para a área de museus, patrimônio histórico e gestão de equipamentos culturais.
Romulo Avelar é gestor cultural, com atuação na Fundação Clóvis Salgado, na Secretaria de Cultura de Minas Gerais e na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Além de professor em dezenas de cursos de produção, planejamento e gestão cultural, é consultor de diversos grupos, artistas e entidades culturais da música e das artes cênicas, entre eles o Grupo Galpão. Autor do livro “O Avesso da Cena: Notas sobre Produção e Gestão Cultural”.
Realização
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.