PARA APLICAR

Propondo um percurso que busca inspirar com novas ideias, trocar experiências e consolidar aprendizados em áreas fundamentais da gestão cultural e criativa, este eixo tem como objetivo tornar os participantes aptos a lidarem com algumas das principais demandas que envolvem o setor.

 

Programação:

OFICINA: PLANEJAMENTO E GESTÃO

Com Erick Krulikowski

Da ideia ao projeto, do projeto à execução: elaboração, planejamento e gestão de projetos culturais e criativos com dicas práticas e apresentação de casos atuais e reais. Os participantes conhecerão ferramentas para aplicação ao mercado, com foco na sustentabilidade e no bom desempenho de sua atuação na área.

Cronograma:

29/9 – terça-feira – Das 19h às 21h | participação de Valerya Borges.

1/10 – quinta-feira – Das 19h às 21h

6/10 – terça-feira – Das 19h às 21h | participação de Kdu dos Anjos.

8/10 – quinta-feira – Das 19h às 21h

Orientações gerais:

Plataforma de exibição: Zoom. 30 vagas. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 21/9 clicando aqui. 

 

OFICINA: LIDERANÇA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Com Erick Krulikowski

Empreendedorismo, inovação, gestão de pessoas e novas perspectivas de negócios. Por meio de encontros dedicados a trocas, práticas e apresentação de conceitos essenciais, Erick Krulikowski trata da importância do empreendedorismo e da liderança para que um projeto saia do papel.

Cronograma:

13/10 – terça-feira – Das 19h às 21h | participação de Germana Uchôa.

15/10 – quinta-feira – Das 19h às 21h

20/10 – terça-feira – Das 19h às 21h | participação de Ludmilla Rossi.

22/10 – quinta-feira – Das 19h às 21h

Orientações gerais:

Plataforma de exibição: Zoom. 30 vagas. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 5/10 clicando aqui. 

 

OFICINA: INCENTIVOS CULTURAIS

Com Daniele Torres

A atividade traz um panorama do funcionamento das principais leis de incentivo à cultura hoje disponíveis nas esferas estadual e federal. Daniele Torres explora a importância do bom desenvolvimento de um projeto, no que tange à produção textual, orçamentária, formatação, enquadramento, captação, gestão e prestação de contas.

Cronograma:

3/11 – terça-feira – Das 19h às 21h | participação de Henilton Menezes.

5/11 – quinta-feira – Das 19h às 21h

10/11 – terça-feira – Das 19h às 21h | participação de Cris Olivieri.

12/11 – quinta-feira – Das 19h às 21h

Orientações gerais:

Plataforma de exibição: Zoom. 30 vagas. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 26/10 clicando aqui. 

 

OFICINA: FINANCIAMENTO À CULTURA

Com Daniele Torres

Há múltiplas modalidades de financiamento público e privado. Com foco na diversificação de fontes de recursos, a oficina apresenta ferramentas para comercializar projetos e programas culturais, trazendo conceitos para guiar um plano de captação, do planejamento à conquista.

Cronograma:

17/11 – terça-feira – Das 19h às 21h | participação de Paulo Ramicelli.

19/11 – quinta-feira – Das 19h às 21h

24/11 – terça-feira – Das 19h às 21h | participação de Leonardo Letelier.

26/11 – quinta-feira – Das 19h às 21h

Orientações gerais:

Plataforma de exibição: Zoom. 30 vagas. Seleção por ordem de inscrição.

Inscreva-se até 9/11 clicando aqui. 

 

SOBRE OS PROFISSIONAIS

Cris Olivieri, advogada, é diretora da Olivieri e Associados Advocacia. Master em Administração das Artes pela Universidade de Boston, Olivieri é mestre em Política Cultural e especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e Culturais. Além de coautora do Guia Brasileiro de Produção Cultural e “Direito, Arte e Liberdade” (Edições Sesc, 2018), é autora do livro “Cultura Neoliberal – Leis de Incentivo como Política Pública de Cultura” (Escrituras, 2005).

Daniele Torres é pós-graduada em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Em mais de 20 anos de carreira, atuou como museóloga, produtora e gestora de espaços culturais e organizações sociais. Especializada em leis de incentivos fiscais, planejamento estratégico e captação de recursos, foi gestora de patrocínios de grandes corporações e diretora-gerente do Instituto AES. Além da empresa Companhia da Cultura, é também sócia e coordenadora de cursos na escola Cultura e Mercado.

Erick Krulikowski, sócio-diretor da iSetor, é professor convidado da Fundação Dom Cabral e da Fundação Getúlio Vargas. Com 20 anos de experiência em gestão executiva e negócios, articulou projetos junto a diversas instituições. Coordenou o Laboratório de Negócios do Programa Empreendedores Criativos (Criativar), o Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual (Objetiva) e o Programa da Música Independente do Sebrae Minas.

Germana Uchôa é mentora de negócios criativos, com foco em novas economias, empreendedorismo, criatividade e inovação. Participou do programa Empreendedores Criativos, em São Paulo. Foi representante do Brasil no YCEA, em Londres, e no projeto Recife The Playable City, em Bristol. Na Alemanha, criou seu primeiro curso e evento on-line, Creative Connection.

Henilton Menezes é jornalista, gestor cultural e produtor de música e cinema. No Banco do Nordeste do Brasil, foi responsável pela criação, implantação e gestão dos centros culturais de Fortaleza/CE, Sousa/PB e Juazeiro do Norte/CE. Foi Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Diretor Geral da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará. Em 2017, realizou ampla pesquisa sobre a Lei de Incentivo à Cultura, que resultou no livro “A Lei Rouanet muito além dos (F)atos” (Editora Loyola). Desde 2015, é sócio-diretor da empresa Grimpa Consultoria e Gestão Cultural.

Kdu dos Anjos é um artista plural, que carrega consigo o desejo pelo novo e a coragem para experimentar. Aos 29 anos, tem trabalhos assinados em diversas áreas do universo artístico. MC da cultura Hip Hop e do Funk, produtor de moda, poeta, compositor, ator, arte educador, criador do Centro Cultural Lá da Favelinha e gestor da sua própria carreira, Dos Anjos se destaca no empreendedorismo de periferia do Brasil.

Leonardo Letelier, fundador e CEO da SITAWI Finanças do Bem, tem mais de 20 anos de experiência em negócios, finanças e setor social. Foi diretor da iniciativa Cidadania Econômica para Todos, na Ashoka, e trabalhou na McKinsey por oito anos. Foi eleito Senior Fellow Synergos, Responsible Leader BMW Foundation e atuou como co-diretor executivo da Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais. Tem MBA pela Harvard Business School e é engenheiro de Produção pela USP.

Ludmilla Rossi é cofundadora do grupo Mkt Virtual e de todas as suas spin-offs, incluindo Mokotó Filmes & Histórias, Juicy Santos e TIP. Hoje, atua como CSO, com olhos voltados para as áreas de negócios e impacto da empresa. Em 2018, foi premiada pelo World Summit Awards, na categoria Saúde e Bem-Estar, com o Alpha Beat Cancer. Em 2019, por conta do Juicybazar, projeto de economia circular e impacto social, ganhou o Prêmio Brasil Criativo.

Paulo Ramicelli é graduado em Comunicação Social, com ênfase em Relações Públicas, e pós-graduado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social (FIA/USP). Atualmente, é Assessor da Diretoria do Instituto EDP, responsável pela gestão dos investimentos sociais do Grupo EDP no Brasil.

Valerya Borges, jornalista e especialista em Gestão Cultural, tem pós-graduação em História, Sociedade e Cultura (PUC-SP) e especialização em Economia Criativa (FGV). Como percussionista, integra o Bloco Afro Ilú Obá De Min. Atualmente, além de trabalhar como RP na agência digital Sapient AG2, pertencente ao Grupo Publicis, é pós-graduanda em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais (CELACC USP), e aluna especial do programa de mestrado do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da FFLCH/USP.

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