Sobre

A Mostra de Teatro leva o nome de Ademar Guerra (1933 – 1993) para homenagear o diretor teatral nascido em Sorocaba e que ficou à frente de espetáculos marcantes, entre eles, Hair e Marat/Sade. Na televisão, o diretor se destacou com o programa Vila Sésamo, os teleteatros das TVs Excelsior e Cultura, além de ter colaborado na dança por meio do Ballet Stagium. Vale lembrar que o PQA foi criado em 1997, quando era chamado de Projeto Ademar Guerra, justamente porque o diretor teatral iniciou a orientação artística às pesquisas e montagens de espetáculos dos coletivos do estado paulista como parte de um monitoramento de grupos amadores levantado pela então Secretaria de Estado de Cultura nos anos 1960.

Há 25 anos o Programa de Qualificação em Artes (PQA) estabelece diálogos e trocas de experiências entre grupos artísticos do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo (RMSP), a fim de descentralizar a produção de espetáculos da capital. Ao mesmo tempo, oferece formações com artistas orientadores que ajudam na ampliação de repertórios, em caminhos para a produção de obras e na investigação em artes da cena nessas regiões, destacando a criatividade dos coletivos que por lá atuam. 

Miriam Rinaldi, atriz, professora e pesquisadora, doutora em Artes pela ECA-USP e que fez parte do grupo Teatro da Vertigem, é a curadora convidada desde 2021 do PQA – Teatro. No Programa ela colabora no processo pedagógico aplicado para os mais de 47 grupos atendidos em 2022. Os representantes desses coletivos também estarão presentes na Mostra.


Acesse a programação, clicando no menu suspenso ou nos links abaixo:

Dia 17 e 18.10

Dia 21.10

Dia 22.10

Dia 23.10 

Voltar
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Realização

Regua Logos Regua Logos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR