Parque Vitória Régia
Av. Nações Unidas, 105, Jardim Brasil
Programação:
18h | Apresentação
TAIKO: MUGUENKYO BAURU WADAIKO
Muguenkyo Bauru Wadaiko, grupo composto por cerca de 30 integrantes e coordenado por Shozo Nakamine, faz uma apresentação percussiva da tradição japonesa, prezando o esforço, o respeito, a disciplina e a energia ao tocar taiko.
18h30 | Filme
KARAOKÊ: SOLTE SUA VOZ
Direção: Elica Ito | BRA | 2022 | Doc | 15 min
Vivendo em um país do outro lado do mundo, imigrantes japoneses adaptaram-se ao Brasil, mas preservaram tradições da terra natal. Na música, os festivais de karaokê constroem essa relação entre o passado e o presente, com artistas amadores entoando canções do Japão.
Após a exibição, haverá bate-papo com Elica Ito (diretora), Takaci Tangoda e Shozo Nakamine. Mediação: Rosemeire D’Ávila.
20h | Apresentação
KAROKÊ DO CLUBE CULTURAL NIPO BRASILEIRO DE BAURU
Apresentação de Cesar Donizete, Ichiro Abe, Ricardo Niitsu, Shioji Honda e Teizo Ito, cantores-frequentadores do Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru. No repertório, músicas tradicionais japonesas.
Participantes:
Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru, fundado em 1936 por imigrantes japoneses, tem como objetivo prestar assistência social, cultural, educacional, esportiva, além de preservar e difundir os costumes e tradições da cultura japonesa. Divide-se em departamentos de Senhoras (Fujinkai), Terceira Idade (Rôjinkai), Karaokê (Utanokai), Taikô, Esportes, Ensino da Língua Japonesa, entre outros. Anualmente, realiza eventos como Undokai e Bon Odori.
Elica Ito é graduada em Comunicação e mestre em Mídia e Tecnologia pela UNESP. Atuou como coordenadora de produção e supervisora de operações da TV Bandeirantes, em Bauru, e foi gerente de projetos na agência web Navigators. Morou por dois anos no Japão, onde trabalhou como produtora da TV IPC/TV Globo Internacional e coordenadora de comunicação da Transamérica FM. Dirigiu o documentário “Subversivos anônimos”, que mostra os perseguidos políticos de Bauru durante a ditadura militar.
Takaci Tangoda, 77 anos, foi presidente da Liga Noroeste da Canção Popular Japonesa, de 2010 a 2021. De Guararapes (SP), hoje preside a Comissão de Jurados da Noroeste.
Muguenkyo Bauru Wadaiko, grupo de taiko de Bauru, é composto por cerca de 30 integrantes e coordenado por Shozo Nakamine. Criado em 2003, com orientação do professor Yukihisa Oda, a tradução de seu nome é “ressonância infinita”, remetendo ao pensamento do grupo de que o amor, a amizade e a solidariedade se perpetuem infinitamente, sem barreiras, por meio da música do Taiko.
Rosemeire D’Ávila é mestre em História e Cultura pela UNESP e graduada em História (1996), Filosofia (1996) e Pedagogia (2016), com especialização em História Social. Atualmente é professora PEB II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP – Assis.
Shozo Nakamine, natural do Japão, chegou ao Brasil em 1957. Em 1988, começou a frequentar o Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru e, em 1995, assumiu a direção do espaço. Em 2003, fundou o grupo de taiko Muguenkyo Bauru Wadaiko, do qual é coordenador até hoje.
Apoio
Realização
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.