BAURU

12/11 – Sábado

Parque Vitória Régia 

Av. Nações Unidas, 105, Jardim Brasil


Programação:

 

18h | Apresentação

TAIKO: MUGUENKYO BAURU WADAIKO

Muguenkyo Bauru Wadaiko, grupo composto por cerca de 30 integrantes e coordenado por Shozo Nakamine, faz uma apresentação percussiva da tradição japonesa, prezando o esforço, o respeito, a disciplina e a energia ao tocar taiko.

 

18h30 | Filme

KARAOKÊ: SOLTE SUA VOZ

Direção: Elica Ito | BRA | 2022 | Doc | 15 min

Vivendo em um país do outro lado do mundo, imigrantes japoneses adaptaram-se ao Brasil, mas preservaram tradições da terra natal. Na música, os festivais de karaokê constroem essa relação entre o passado e o presente, com artistas amadores entoando canções do Japão.

Após a exibição, haverá bate-papo com Elica Ito (diretora), Takaci Tangoda e Shozo Nakamine. Mediação: Rosemeire D’Ávila.

 

20h | Apresentação

KAROKÊ DO CLUBE CULTURAL NIPO BRASILEIRO DE BAURU

Apresentação de Cesar Donizete, Ichiro Abe, Ricardo Niitsu, Shioji Honda e Teizo Ito, cantores-frequentadores do Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru. No repertório, músicas tradicionais japonesas.

 

Participantes:

 

Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru, fundado em 1936 por imigrantes japoneses, tem como objetivo prestar assistência social, cultural, educacional, esportiva, além de preservar e difundir os costumes e tradições da cultura japonesa. Divide-se em departamentos de Senhoras (Fujinkai), Terceira Idade (Rôjinkai), Karaokê (Utanokai), Taikô, Esportes, Ensino da Língua Japonesa, entre outros. Anualmente, realiza eventos como Undokai e Bon Odori.

 

Elica Ito é graduada em Comunicação e mestre em Mídia e Tecnologia pela UNESP. Atuou como coordenadora de produção e supervisora de operações da TV Bandeirantes, em Bauru, e foi gerente de projetos na agência web Navigators. Morou por dois anos no Japão, onde trabalhou como produtora da TV IPC/TV Globo Internacional e coordenadora de comunicação da Transamérica FM. Dirigiu o documentário “Subversivos anônimos”, que mostra os perseguidos políticos de Bauru durante a ditadura militar.

Takaci Tangoda, 77 anos, foi presidente da Liga Noroeste da Canção Popular Japonesa, de 2010 a 2021. De Guararapes (SP), hoje preside a Comissão de Jurados da Noroeste.

 

Muguenkyo Bauru Wadaiko, grupo de taiko de Bauru, é composto por cerca de 30 integrantes e coordenado por Shozo Nakamine. Criado em 2003, com orientação do professor Yukihisa Oda, a tradução de seu nome é “ressonância infinita”, remetendo ao pensamento do grupo de que o amor, a amizade e a solidariedade se perpetuem infinitamente, sem barreiras, por meio da música do Taiko.

 

Rosemeire D’Ávila é mestre em História e Cultura pela UNESP e graduada em História (1996), Filosofia (1996) e Pedagogia (2016), com especialização em História Social. Atualmente é professora PEB II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP – Assis.

 

Shozo Nakamine, natural do Japão, chegou ao Brasil em 1957. Em 1988, começou a frequentar o Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru e, em 1995, assumiu a direção do espaço. Em 2003, fundou o grupo de taiko Muguenkyo Bauru Wadaiko, do qual é coordenador até hoje.

Voltar
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Apoio

Logo de apoiador Logo de apoiador

Realização

Logo de gestor

 

Logo de gestor Logo de gestor
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR