Gestão Cultural -

Oficinas ProAC 2023

Coordenação: Amanda Prado, Carla Lopes, Dnize Castro, Eva Laurenti, Junior Cecon, Patricia Ioco e Vanderléia Barboza

Inscrições encerradas; todas as vagas foram preenchidas.

O Programa Oficinas Culturais realiza uma série de oficinas on-line gratuitas para auxiliar artistas, produtores e gestores culturais a desenvolverem seus projetos para os Editais do Programa de Ação Cultural – ProAC 2023. Ministradas por profissionais de destaque no mercado cultural, cada atividade terá várias turmas, em diversos dias horários. Confira abaixo a relação com novas turmas e turmas com vagas remanescentes e escolha a sua:

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS VIA EDITAIS PROAC
Nesta oficina, a Leitura Sistematizada de Editais proporciona a aproximação e explanação sobre a leitura deste gênero textual (EDITAL) para, a partir da compreensão e seus devidos itens, o leitor (artista, produtor ou gestor) possa elaborar o seu projeto com a coerência determinada no edital, bem como suas finalidades, partindo do reconhecimentos das políticas públicas que envolvem o contexto de sua publicação. Com Vanderléia Barboza. Turmas A a E com vagas preenchidas.

ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E NEGÓCIOS CRIATIVOS
O workshop, coordenado por Junior Cecon, tem como intenção orientar os participantes para o desenvolvimento de projetos culturais e negócios criativos, alinhados ao seu fazer já em prática. Objetiva-se que ao final dos encontros os participantes estejam aptos a elaborar seu projeto cultural e impulsionar o seu negócio criativo partindo de suas experiências individuais e em conformidade às leis e programas de incentivo à cultura. Turmas A a E com vagas preenchidas.

COMO PARTICIPAR DE UM EDITAL CULTURAL

A produtora cultural Carla Lopes propõe um percurso formativo introdutório na área de elaboração de projetos, tendo como base perguntas-norteadoras, onceitos e exemplos, construindo um panorama geral de como organizar as informações e dar os primeiros passos na sistematização das ideias, para ser um proponente de uma atividade cultural de editais, com ênfase no ProAC Editais 2023. Turmas A a E com vagas preenchidas. 

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS: PROAC
Esta oficina busca contribuir para que profissionais das artes ou iniciantes (teatro, música, dança, literatura, fotografia, economia criativa, etc) com ideias de projetos, querendo estruturar suas argumentações, possam atender às exigências dos editais do ProAC e se enquadrar num perfil ideal de análise, com chances de aprovação. Com Dnize Castro. Turmas 1 e 2 com vagas preenchidas.

OFICINA DE CRIAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS SINGULARES E ATENTOS AOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROAC
A partir de perguntas norteadoras, o participante deverá olhar para o próprio projeto e identificar as suas fortalezas e fragilidades. A oficina irá evidenciar a importância sobre a construção de todos os elementos do edital. Serão dados exemplos e estímulos ao exercício de criação de apresentação do projeto de maneira resumida e objetiva, orçamentos, cronogramas, planos de divulgação e contrapartidas. Todos estes atentos e relacionados aos critérios de avaliação dos editais. Com Patricia Ioco. Turmas A e B com vagas preenchidas.

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS PARA PROAC
Em quatro encontros on-line, a oficina abordará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais para os editais do ProAC – programa de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, com a apresentação de diversos exemplos. Com Eva Laurenti. Turmas 1 a 6 com vagas preenchidas. 

OFICINA DE ESCRITA DE PROJETOS CULTURAIS – ProAC
Esta oficina abordará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais, como descrição de objetivos e justificativas, organização de cronograma e orçamento, tendo como base o ProAC Editais – programa de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Com Amanda Alves Prado. Turmas 1 a 8 com vagas preenchidas. 
________________________________________________________________________________________________

Conheça o perfil das profissionais que ministrarão as oficinas:

Amanda Alves Prado é fundadora da Avangi, produtora cultural com foco na produção cultural das mulheres e nas culturas negras e latinas. Consultora em projetos culturais, é formada em jornalismo e especializada em gestão pública e economia solidária. Atua em instituições culturais desde 2008 e coordenou os editais de Ocupação e Primeiras Obras no Centro Cultural da Juventude, Edital Redes e Ruas de Cultura Digital Inclusão e Cidadania na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Já realizou formação em Elaboração de projetos culturais para produtores negros em parceria com a Fundação Palmares do Ministério da Cultura – Minc, Elaboração de projetos culturais para mulheres, na Fábrica de Cultura Jaçanã e participou de comissões de avaliação de projetos para o Programa de Ação Cultural – Proac do Governo do Estado de São Paulo e Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI II, da Prefeitura do Município de São Paulo.

Carla Lopes é atriz, arte-educadora e produtora cultural, com pós-graduação em Corpo: teatro, dança e performance e bacharelado em Comunicação Social. Atualmente responde pela Supervisão de Articulação e Extensão do Theatro Municipal de São Paulo. Produtora e Gestora cultural desde 2001 participou da implantação CEUS, gerenciou as Oficinas Culturais do Estado, da Virada Cultural e da SIMSP. Teve projetos contemplados em diversos editais e também é parecerista de projetos em comissões de editais de patrocínio público.

Dnize Castro é formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP – Curitiba/PR), formada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com registro de produtora pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão de Curitiba-PR e curso de extensão em Administração Pública da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pelo Senac São Carlos-SP fez os cursos de “Produção de Eventos Artísticos e Culturais” e “Captadora de Recursos; “Gestão Cultural” pelo Festival Internacional de Londrina, “1º Fórum Paranaense de Liderança e Empreendedorismo” Pelo Sebrae Curitiba-PR, “Dramaturgia do Ator” com o Grupo Bayu de MG, “Seminário: Cultura, Arte e Trabalho” pela Fundação Cultural de Curitiba, entre outros. Já elaborou e produziu vários projetos pelas Leis: Rouanet do Ministério da Cultura, ProAC ICMS e Editais.

Eva Laurenti é formada em Comunicação Social pela Unesp, com pós-graduação em Produção Executiva em Cinema e Televisão pela Fundação Getúlio Vargas e Administração em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há 16 anos no mercado cultural, com ênfase no audiovisual, tendo trabalhado como assessora técnica na Agência Nacional do Cinema e na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Foi coordenadora de coprodução e Políticas Públicas da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura e atualmente é consultora de produtoras independentes. Atua na formatação e gestão de projetos culturais nos diversos mecanismos de incentivos fiscais e editais públicos e privados, incluindo o Fundo Setorial do Audiovisual. Foi parecerista do MinC e
assessora de projetos incentivados da Fundação Bienal de São Paulo. No universo acadêmico é docente do curso de pós-graduação em Produção Audiovisual – Projeto e Negócio do SENAC e Consultora e docente do projeto de Capacitação a Acesso do Mercado Audiovisual – SEBRAE / APRO.

Junior Cecon é formado em Administração com especialização em Gestão Cultural. Desde 1996 atua no setor cultural, onde desenvolve atividades como idealizador, produtor, coordenador e diretor executivo para projetos culturais na área das artes cênicas, nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Bahia. Também atua na área de formação tendo desenvolvido trabalhos junto ao Programa de Capacitação em Gestão Cultural e Empreendimentos Criativos – MinC/SENAC-DF e do Programa de Capacitação de Gestores Culturais do Centro-Oeste MinC/UnB, além de ministrar oficinas de Produção Cultural. Já participou de intercâmbios internacionais visando a internacionalização da cultura brasileira, como o Micsul 2016 (Bogotá-Colômbia); Santiago a Mil 2015 (Santiago-Chile); 4º Kugoma (2013 – Maputo/Moçambique) e Platform 11+ (2010 – Lisboa/Portugal).

Patricia Ioco é gestora de projetos culturais, consultora e curadora de conteúdo pela PI Cultural. Formada em Comunicação Social UNESP e Metodista, com Pós-Graduação em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos pela Universidad Nacional de Córdoba, seu trabalho é focado em potencializar o papel social da arte e da cultura na sua contribuição para a sociedade. Iniciou na produção executiva de programas da TV Cultura onde trabalhou por 9 anos, atuou como gestora cultural do Patrimônio Histórico Parque Vicentina Aranha de 2014 à 2019. Idealizou e realizou mais de 20 festivais culturais como a FLIM – Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha, Festival Encontro Cordas na Mantiqueira, São Chico das Violas, Elos da Língua, Arte Movimenta SJC. Atua na produção da Balada Literária desde 2021, no projeto Vivências Literárias do Itaú Social, Amefricanidade: O caminho das mulheres negras e Sertões do Vale e da Mantiqueira e atualmente está coordenando a realização dos projetos Pontos de Leitura de estímulo à leitura e Elos da Língua – Trilhas da Literatura em São Francisco Xavier. Ministra oficinas de criação e elaboração de projetos culturais desde 2019.

Vanderléia Barboza é formada em Letras e Pedagogia, Especialista em Gestão Cultural, Educomunicação e Educação Comunitária pela USP e em Projetos Sociais – Gestão e Perspectivas pelo Senac. Há mais de 25 anos atua nas áreas de Literatura, Arte e Gestão Cultural. É contadora de histórias, diretora do grupo de Sarau-cênico Líricas e Prosas, organizadora da Semana Eugênia Sereno de Arte e Literatura e articuladora de interlinguagens de arte no diálogo com a literatura. Teve diversos projetos aprovados no ProAC e outros editais públicos. Parecerista Técnica de Projetos Culturais há 10 anos.

______________________________________________

Turmas em diversas datas e horários

Vagas: 35 por turma

On-line

Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Realização

Regua Logos Regua Logos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR