Audiovisual - Cinema -

MOSTRA DE FILMES: MAZZAROPI

Coordenação: Parceria: Instituto Mazzaropi | Convidados: José Cetra Filho e Camilo Torres

PROGRAMAÇÃO:

2 e 4 de setembro:

MAZZAROPI – O CINEASTA DAS PLATEIAS (2002, Documentário, 52 min)
Sinopse: O documentário relata a vida e trajetória do ator e cineasta brasileiro Amácio Mazzaropi. Conta com depoimentos de várias personalidades da televisão e do cinema, como Ewerton de Castro, Mauro Alice, Marly Marley e Ratinho (fã confesso de Mazzaropi), além de sociólogos, professores, diretores e montadores, relembram seus momentos com ele.
Realização: Instituto Mazzaropi
Roteiro e Direção: Luis Otávio Santi

9 e 11 de setembro:
ZÉ DO PERIQUITO (1964, Comédia musical, ficção; 100 minutos)
Sinopse: Mazza é um tímido e pobre jardineiro de um colégio, que se apaixona por uma jovem estudante e em sua inocência é levado a acreditar, por influência de alguns rapazes maldosos, que ela sente o mesmo por ele. É o bastante para que ocorra uma série de situações hilárias onde a sorte do nosso herói será tirada no realejo. Qual será o destino deste romance impossível?
Direção e argumento: Amácio Mazzaropi

16 e 18 de setembro:
BETÃO RONCA FERRO (1970, Comédia, ficção; 100 minutos)
Sinopse: O empregado de um cirquinho mambembe tem seu emprego ameaçado depois que sua filha se casa e deixa o espetáculo.
Direção: Geraldo Afonso Miranda

Dia 18, sessão comentada por Camilo Torres, ator, palhaço, produtor cultural e presidente da Cooperativa Nacional de Circo.

23 e 25 de setembro:
O CORINTIANO
Sinopse: Um torcedor fanático entra em conflito com os filhos e os vizinhos “palestro-italianados”.
Direção: Milton Amaral
1966, Comédia, ficção; 98 minutos; censura livre
Dia 25, sessão comentada por José Cetra Filho, crítico do prêmio APCA, curador, escritor – Mestre em Artes Cênicas pela UNESP.

30 de setembro e 2 de outubro:
O LAMPARINA (1964, Comédia, ficção; 104 minutos)
Sinopse: Bernardino é um pacato homem do campo que para não se defrontar com o bando de cangaceiros de Zé Candiero, acaba se disfarçando e é confundido com um deles. Incrementando a farsa em que se encontrou, faz sua família passar por seu bando e acabam indo parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros, onde o destemido Lamparina vai ter que mostrar sua valentia. Depois de passar um ano na cadeia, assusta os habitantes da cidade de Sororóca, que pensavam que estava morto e que agora é uma assombração.
Direção: Glauco Mirko Laurelli

7 e 9 de outubro:
JECÃO, UM FOFOQUEIRO NO CÉU (1977, Comédia, ficção, 104 minutos)
Sinopse: Jecão ganha na loteria e vai a São Paulo com seu filho Martinho para receber o dinheiro do prêmio. Quando retornam à pequena cidade onde moram, são recebidos com festa. Chico Fazenda, um fazendeiro das redondezas, cobiça o dinheiro, assalta Jecão com o auxílio do capanga Robertão e acaba por matá-lo. No céu, Jecão faz de tudo para voltar à Terra com o desejo de ajudar a prender quem o matou.
Direção: Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi

14 e 16 de outubro:
JECA CONTRA O CAPETA (1975, Comédia, ficção; 97 minutos)
Sinopse: Numa pequena cidade do interior, a notícia da aprovação do divórcio alegra uma viúva de mau gênio cuja ideia fixa é conquistar o caipira Poluído. Este, porém, é bem casado e feliz. Após uma discussão sobre o divórcio com Camarão, um dos empregados de Dionísia aparece morto, e o crime é atribuído ao rapaz. Acusado e perseguido, ele foge para o campo, onde encontra um jovem de cabelos longos e fala suave, parecido com Jesus revela a trama que fora armada pela viúva. Um advogado esclarece a situação.
Direção: Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi

21 e 23 de outubro:
O PURITANO DA RUA AUGUSTA (1965, Comédia, ficção; 102 minutos)
Sinopse: Um industrial rico, puritano e moralista tem problemas com os filhos rebeldes e a mulher, que só pensa em festas. Ao passar por uma crise, o milionário resolve se divertir.
Direção: Amácio Mazzaropi

4/9 a 23/10 - sábados às 18h e segundas-feiras às 19h30.

Pré-requisitos: Ver a duração de cada filme

Vagas: 25 lugares - Distribuição de convites com uma hora de antecedência.

Cineclube Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP

Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Realização

Regua Logos Regua Logos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR