Artes cênicas - Dança -

I SEMANA DOS CORPOS MEDIADOS

Coordenação: Alex Pachón (ES)

Sinopse: A Oficina Cultural Oswald de Andrade em colaboração com o Instituto Cervantes São Paulo e o FIVER International Dance Film Festival, apresentam a “I Semana dos Corpos Mediados”, um evento dedicado a explorar as possibilidades oferecidas pela união entre a criação audiovisual e a dança contemporânea.

 

Programação:

 

1/11 – Abertura – 18h

 

Palestra: Cine, danza y pequeños crujidos

Com: Alex Pachón (ES), Mariana Sucupira e Maristela Estrela (Núcleo Cinematográfico de Dança – BR)

*Esta atividade acontecerá na sede do Instituto Cervantes de São Paulo, as demais serão realizadas na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

 

2/11 – 18h

“El Encuentro” (Estreia nacional no Brasil), bate-papo com equipe do filme

50’ – Colômbia / Alemanha – 2021

Direção: Juliana Reyes & Leonardo Carreño

Produção: L’explose & Teatro Colón Bogota

 

Sinopse: Em janeiro de 2020, apenas alguns meses antes do início da primeira quarentena, o coreógrafo espanhol e fundador da Compañía L’Explose: Tino Fernández morreu em Bogotá. Sua parceira criativa há mais de 22 anos: Juliana Reyes, que acompanhou a coreógrafa como dramaturga e diretora de teatro, decidiu fazer um encontro entre desconhecidos para demitir a coreógrafa. Foi assim que, em meio às restrições da pandemia, Reyes reuniu cinco músicos alemães em Berlim e seis dançarinos colombianos em Bogotá, para se engajarem em comunicação criativa remotamente por dois meses. Este exercício resultou em várias peças musicais, sob a direção musical de Nils Ostendorf, nas quais ela e o grupo de bailarinos criariam uma partitura coreográfica em homenagem a Fernández. Alguns dos objetos usados ​​em suas diferentes criações estariam presentes, na solidão de um teatro vazio, que era a realidade do Teatro Colón de Bogotá na época, fechado devido à pandemia. A proposta buscava entrar em um universo sonoro completamente desconhecido dos bailarinos, como o proposto por músicos alemães, com a ideia de que esse distanciamento do conhecido conseguisse mostrar o estranhamento que a perda gera.

 

Dia 5/11, sábado, 14h30:

FIVER X – Grandes joias da cinedanza internacional

Duração: 60’

Sinopse: Seleção curtas-metragens premiadas e finalistas 10º aniversário do FIVER (Espanha) e apresentação do resultado Laboratório “Coreo-cinema” com Alex Pachón com presença dos alunos participantes.

 

“A GALINHA OU O OVO?” – LABORATÓRIO COREO-CINEMA: CRIAÇÃO AUDIOVISUAL E CORPOS EM MOVIMENTO

Coordenação: Alex Pachón (ES)

3/11 a 5/11 – quinta e sexta-feira – 14h às 18h e sábado – 11h às 13h

*encerramento com exibição do resultado da atividade às 14h30

Descrição do Público: artistas, estudantes e demais interessados no tema

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Inscrições: 17 a 31/10

Link de inscrição:

https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/d6181e24bc01e4a832249fa9a2de8470

Seleção: Por ordem de Inscrição

Vagas: 15

 

Sinopse: Neste laboratório de criação, serão exploradas as possibilidades oferecidas pela união entre cinema e dança. A atividade permeará exercícios de narrativa, criação sonora, movimento e experimentação audiovisual que levará à produção de uma peça conjunta. O resultado do trabalho será apresentado no Cineclube da Oficina Cultural no encerramento da I Semana dos Corpos Mediados.

1 a 5/11

Pré-requisitos: Interessados em geral

Vagas: 20 Lugares – ingressos distribuídos com 1h de antecedência | Oficina 15 vagas com seleção por ordem de inscrição

Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Realização

Regua Logos Regua Logos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR