Artes visuais - Exposições -

EXPOSIÇÃO: O RIO QUE NOS UNE

Coordenação: Clube O Fio Que Nos Une

Hannah Arendt em seu livro “Homens em tempos sombrios” diz que todos os tempos são mais ou menos sombrios. O que a interessava, ao escrever aqueles ensaios, era justamente buscar os pontos que resistem através das experiências vitais que insistiam em transbordar contra a banalidade da destruição.
Diante do cenário sombrio que vivemos no ano de 2020, em diversos aspectos, o grupo “O fio que nos une”, entendendo a importância de se manter firme e unido frente às adversidades, decidiu realizar uma produção que pudesse reforçar os laços de cuidado e afeto, tão caros a esse grupo, através da potência do fio que sempre nos uniu: o fio da arte, da poesia.
Frente à destruição de perspectivas apresentadas pelos desdobramentos de uma pandemia, tivemos a ideia inicial de criar um bordado que pudesse ser feito a distância, mas que, por essência, possuísse um fluxo comum. Foi então que decidimos pelo desenho de um rio. Dentro desse rio estariam presentes todos os sentimentos vividos durante o período de isolamento: traumas, medos, ansiedades, pequenas e grandes alegrias, crises, solidões e por aí vai. A ideia era que esse rio pudesse criar um movimento de trocas e encontros e metaforizar as conversas que temos nos encontros presenciais do grupo, sempre tão acolhedoras. Aliás, o maior desafio enfrentado pelo grupo foi o desafio da não presença, o fato de estarmos impedidos de nos encontrarmos todos os meses, como habitual, como gostamos de fazer.
Esse rio foi sendo confeccionado durante o ano de 2020 com a ajuda de: Coletivo Meio Fio, Rochele Beatriz, Serena Labate, Ana Martins Marques, Julia Panadés e mais uma linhagem de referências de vários campos artísticos.
O resultado é esse trabalho que pulsa energia afetuosa e desejo de conexão em um fluxo sempre constante, um fluxo que nasce e busca meios de fluir e crescer em conjunto, mesmo com as adversidades, um fluxo intenso de energia vital, um ponto de resistência. Assim como é um rio.

Orientações gerais:

Agende a sua visita, a partir de 15/2, enviando um e-mail para: alfredovolpi@oficinasculturais.org.br

De terça à sexta-feira

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP

Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Apoio

Logo de apoiador Logo de apoiador Logo de apoiador Logo de apoiador

Realização

Logo de gestor

 

Logo de gestor Logo de gestor