ENCONTROS E DESENCONTROS DO AMOR NO CINEMA GREGO

Coordenação: Paulo Sertek

 A Mostra traz 4 obras que narram histórias de amor e amizade em meio à situações adversas e desesperadoras. Amores e amizades que às vezes nem estão lá para durar, mas que mudam vidas e revelam afinidades inesperadas. De longe, somos tão diferentes, mas por que ficamos parecidos quando nos apaixonamos? Por que aprendemos tanto com um novo e inesperado amigo?

Programação:

Dia 22/10, às 16h

Domingo Nublado (125’)

Palestrante: Táki Cordás

Em Domingo Nublado (Cloudy Sunday/Ouzeri Tsitsanis, 2015), de Manousos Manousaki, inspirado no livro homônimo de Giorgos Sakmpardonisa, conta-se a história de amor entre Samaras, um rapaz cristão ortodoxo, e Estrea, uma moça judia. Ambos se encontram durante a Segunda Guerra, em plena ocupação nazista de Tessalônica, cidade grega que abrigava uma grande colônia sefaradita e por isso era chamada de “Jerusalém dos Balcãs”. Os dois jovens lutam para superar o preconceito e o medo, à medida que aumentam as brutalidades contra a comunidade judaica.


Dia 29/10, às 16h

Noivas (128’)

Palestrante: Vassiliki Constantinidou

Noivas (Nyfes/Νύφες, 2004), de Pantelis Voulgaris, é um filme baseado em fatos reais. Em 1922, 700 mulheres gregas embarcam em Constantinopla rumo aos EUA, onde devem selar matrimônios pré-arranjados com compatriotas imigrados, muitos deles só conhecidos por fotos. Durante a travessia, é revelada uma avalanche de sentimentos. Misturam-se desejo, medo, angústia, sofrimento e esperança. O filme é um retrato da mulher na Anatólia ao início do século XX. A paixão vivenciada pelos protagonistas, Niki e Norman, oculta questionamentos de honra e compromisso. Entre véus e grinaldas, alegrias e segredos, o drama desse e dos demais casais trazem à luz a eterna busca da felicidade.


Dia 05/11, às 16h

Mundos Opostos (113’)

Palestrante: Stylianos Tsirákis

“Os gregos antigos perceberam o poder do amor e fizeram dele um deus. Deus Eros. Por causa dele, guerras foram travadas. Muitas vidas foram perdidas. Mundos mudaram. Tudo porque ninguém jamais poderia dominar o seu poder”. Numa Grécia assolada pela crise socioeconômica e desorientada pelas ondas migratórias, mas ainda conectada aos seus deuses, em especial Eros, o filme Mundos Opostos (Enas Allos Kosmos/Worlds Apart, 2015), de Christopher Papakaliatis, entremeia diferentes histórias de amor. A universitária Daphne é salva de um estupro pelo imigrante ilegal sírio Farris, e desse incidente nasce uma paixão. O executivo Giorgios enfrenta a dissolução da firma em que trabalha, ao mesmo tempo que tem um affair extraconjugal com Elise, uma consultora empresarial sueca. Num supermercado, o historiador aposentado Sebastian, recém emigrado da Alemanha, tenta se comunicar com Maria, uma senhora grega, o que faz surgir uma inusitada conexão entre ambos. Três histórias, muitos caminhos, a mesma busca.


Dia 12/11, às 15h

Zorba, o Grego (142’)

Palestrantes: Silvia Ricardino e Marisa Ribeiro Donatiello

Evento de encerramento: Apresentação de danças gregas do grupo Zorbás

O romance Vida e Proezas de Aléxis Zorbás, de Nikos Kazantzákis, foi escrito na Grécia durante a Segunda Guerra Mundial, em plena ocupação nazista. O escritor, confinado na ilha de Egina, chega a passar fome e, não obstante, elabora um verdadeiro tratado de consagração à amizade, amor à vida e destemor diante da morte. O filme Zorba, o grego (Zorba, the Greek/Αλέξης Ζορμπάς, 1964), de Kakoyiánnis, embora se ocupando parcialmente do romance, transpôs para a tela os mesmos sentimentos, em rara e amorosa sintonia. Um clássico da cinematografia de todos os tempos.

 

Sábado - 16h

Vagas: 30

Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo/SP

Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Apoio

Logo de apoiador Logo de apoiador

Realização

Logo de gestor

 

Logo de gestor Logo de gestor
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR