ENCONTROS E DESENCONTROS DO AMOR NO CINEMA GREGO

Coordenação: Paulo Sertek

 A Mostra traz 4 obras que narram histórias de amor e amizade em meio à situações adversas e desesperadoras. Amores e amizades que às vezes nem estão lá para durar, mas que mudam vidas e revelam afinidades inesperadas. De longe, somos tão diferentes, mas por que ficamos parecidos quando nos apaixonamos? Por que aprendemos tanto com um novo e inesperado amigo?

Programação:

Dia 22/10, às 16h

Domingo Nublado (125’)

Palestrante: Táki Cordás

Em Domingo Nublado (Cloudy Sunday/Ouzeri Tsitsanis, 2015), de Manousos Manousaki, inspirado no livro homônimo de Giorgos Sakmpardonisa, conta-se a história de amor entre Samaras, um rapaz cristão ortodoxo, e Estrea, uma moça judia. Ambos se encontram durante a Segunda Guerra, em plena ocupação nazista de Tessalônica, cidade grega que abrigava uma grande colônia sefaradita e por isso era chamada de “Jerusalém dos Balcãs”. Os dois jovens lutam para superar o preconceito e o medo, à medida que aumentam as brutalidades contra a comunidade judaica.


Dia 29/10, às 16h

Noivas (128’)

Palestrante: Vassiliki Constantinidou

Noivas (Nyfes/Νύφες, 2004), de Pantelis Voulgaris, é um filme baseado em fatos reais. Em 1922, 700 mulheres gregas embarcam em Constantinopla rumo aos EUA, onde devem selar matrimônios pré-arranjados com compatriotas imigrados, muitos deles só conhecidos por fotos. Durante a travessia, é revelada uma avalanche de sentimentos. Misturam-se desejo, medo, angústia, sofrimento e esperança. O filme é um retrato da mulher na Anatólia ao início do século XX. A paixão vivenciada pelos protagonistas, Niki e Norman, oculta questionamentos de honra e compromisso. Entre véus e grinaldas, alegrias e segredos, o drama desse e dos demais casais trazem à luz a eterna busca da felicidade.


Dia 05/11, às 16h

Mundos Opostos (113’)

Palestrante: Stylianos Tsirákis

“Os gregos antigos perceberam o poder do amor e fizeram dele um deus. Deus Eros. Por causa dele, guerras foram travadas. Muitas vidas foram perdidas. Mundos mudaram. Tudo porque ninguém jamais poderia dominar o seu poder”. Numa Grécia assolada pela crise socioeconômica e desorientada pelas ondas migratórias, mas ainda conectada aos seus deuses, em especial Eros, o filme Mundos Opostos (Enas Allos Kosmos/Worlds Apart, 2015), de Christopher Papakaliatis, entremeia diferentes histórias de amor. A universitária Daphne é salva de um estupro pelo imigrante ilegal sírio Farris, e desse incidente nasce uma paixão. O executivo Giorgios enfrenta a dissolução da firma em que trabalha, ao mesmo tempo que tem um affair extraconjugal com Elise, uma consultora empresarial sueca. Num supermercado, o historiador aposentado Sebastian, recém emigrado da Alemanha, tenta se comunicar com Maria, uma senhora grega, o que faz surgir uma inusitada conexão entre ambos. Três histórias, muitos caminhos, a mesma busca.


Dia 12/11, às 15h

Zorba, o Grego (142’)

Palestrantes: Silvia Ricardino e Marisa Ribeiro Donatiello

Evento de encerramento: Apresentação de danças gregas do grupo Zorbás

O romance Vida e Proezas de Aléxis Zorbás, de Nikos Kazantzákis, foi escrito na Grécia durante a Segunda Guerra Mundial, em plena ocupação nazista. O escritor, confinado na ilha de Egina, chega a passar fome e, não obstante, elabora um verdadeiro tratado de consagração à amizade, amor à vida e destemor diante da morte. O filme Zorba, o grego (Zorba, the Greek/Αλέξης Ζορμπάς, 1964), de Kakoyiánnis, embora se ocupando parcialmente do romance, transpôs para a tela os mesmos sentimentos, em rara e amorosa sintonia. Um clássico da cinematografia de todos os tempos.

 

Sábado - 16h

Vagas: 30

Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo/SP

Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Realização

Regua Logos Regua Logos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR