Primeira montagem de Sara Stridsberg no Brasil, a peça Dissecar uma Nevasca foi inspirada na história da Rainha Cristina, da Suécia, que ascendeu ao trono em 1633, com apenas seis anos de idade. O texto põe em cena a “Menina-Rei” dividida entre o exercício do poder e o desejo de ser ela mesma. O espetáculo estreia no próximo dia 5 de novembro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela organização social POIESIS.
O projeto é fruto de uma parceria entre artistas brasileiros e suecos, que se deu a partir do encontro entre a diretora sueca Bim de Verdier e a atriz Nicole Cordery. O elenco, formado por atores brasileiros, trabalhou em parceria com uma equipe técnica sueca ao longo de 2014, em encontros alternados entre São Paulo e Uppsala. Direção de Bim de Verdier. Elenco: André Guerreiro, Bim de Verdier, Daniel Ortega, Gabriel Miziara, Nicole Cordery, Renato Caldas e Rita Grillo.
Bim de Verdier também dará o workshop Interpretação para o ator – perspectiva do teatro sueco contemporâneo. Ela propõe compartilhar com atores e estudantes de teatro uma cultura teatral diversa da nossa: o teatro sueco – muito diferente do brasileiro em vários sentidos, como estilo de atuação, treinamento de ator, organização institucional e perfil do público. A proposta é oferecer ao participante uma visão dos aspectos marcantes das artes cênicas do país escandinavo – o realismo psicológico, o teatro infantil, o teatro que se estrutura em processos mais democráticos –, e também apresentar um panorama dos importantes diretores suecos do século 21.
A diretora sueca é psicóloga, dramaturga, atriz e encenadora. Trabalhou na Suécia, no Brasil e na África do Sul. Nos três países, dirigiu dezenas de montagens de autores como Strindberg, Brecht, Dario Fo e Shakespeare. Em seu trabalho emprega frequentemente o método "Devising Theater". Como atriz destacou-se nos papéis principais dos espetáculos “Senhorita Julia”, de Strindberg (em Brasília e Estocolmo) e "Pranto de Maria Parda", peça de Gil Vicente que traduziu para o sueco e cuja análise serviu de base para sua tese de mestrado na Universidade de Estocolmo. Atualmente dirige o curso de teatro de Wiks Folkhögskola, em Uppsala.
SERVIÇO
ESPETÁCULO: DISSECAR UMA NEVASCA
Direção: Bim de Verdier
5 a 28/11 – quinta-feira a sábado – 20h
Classificação: 16 anos
50 lugares (distribuição de ingressos 30 minutos antes do espetáculo)
105 minutos