A Oficina Cultural Oswald de Andrade apresenta o projeto Residência Eduardo Fukushima, com três solos do artista e uma obra coletiva. Esta última é a primeira direção de Fukushima e é resultado do Ateliê aberto para experimento coreográfico, residência coordenada pelo artista em que estão sendo trabalhadas técnicas orientais, em especial o Tai chi chuan, para compor os movimentos. A apresentação ocorrerá no dia 2 e 3 de outubro às 20 horas.Nos dias 6 e 7 de Outubro, serão apresentados dois trabalhos do artista, Entre contenções (2008) e Como superar o grande cansaço? (2010), um na sequencia do outro, começando às 19h.
Nos dias 13 e 14 de outubro, às 20h, será a vez do último espetáculo criado pelo bailarino, Homem Torto (2013/2014). O trabalho mostra, por meio da dança, a união dos opostos: a dureza e a leveza, a fragilidade e a força, o equilíbrio e o desequilíbrio, movimentos fluídos e cortados, o dentro e o fora do corpo, a proximidade e a distância do público. A obra foi criada especificamente para uma sala de jantar de um ex-monastério renascentista em Veneza, em 2013. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
Eduardo Fukushima é coreógrafo, dançarino e professor. Formado pela PUC-SP, realiza pesquisa solo em dança contemporânea desde 2007, tendo criado “Canto!” (2007), “Entre contenções” (2008, prêmio Funarte Klauss Vianna e ProAC Circulação pelo Coletivo de Solos, em 2009), “Como superar o grande cansaço?” (Prêmio Rumos Dança Itaú cultural 2009/2010) e “Homem Torto” (2013/2014, Prêmio Rolex de Artes). Apresentou-se por todo o Brasil e também no Chile, Alemanha, Inglaterra, França, Espanha e Grécia.
►EXPERIMENTO COREOGRÁFICO
Direção: Eduardo Fukushima
2 e 3/10 – quinta, sexta e sábado – 20h
70 lugares
Ao final do percurso de residência com o Ateliê Temporário, o experimento cênico do grupo, sob direção de Eduardo Fukushima, será aberto ao público em caráter de work in progress.
► ESPETÁCULO: ENTRE CONTENÇÕES
Direção, criação e interpretação: Eduardo Fukushima
Orientação de pesquisa: Key Sawao, Ricardo Iazzetta e Daniel Fagundes
6 e 7/10 – terça e quarta-feira – 19h
Classificação: livre
30 lugares (os convites são distribuídos com 30 minutos de antecedência)
20 minutos
Solo criado a partir de três gestos, revelando possibilidades de comunicação do movimento em toda a sua crueza, sem interfaces de elementos cênicos, exceto iluminação e figurino simples. A composição coreográfica se estabelece e se desenvolve em tempo real. Este trabalho foi desenvolvido em 2008 no projeto “10 Solos e Reverberações”, de key zetta e cia., e premiado com o ProAC Circulação (pelo grupo Coletivo de Solos) em 2009.
► ESPETÁCULO: COMO SUPERAR O GRANDE CANSAÇO?
Direção, criação e interpretação: Eduardo Fukushima
Orientação da pesquisa: Key Sawao
6 e 7/10 – terça e quarta-feira – 20h
Classificação: livre
30 lugares (os convites são distribuídos com 30 minutos de antecedência)
25 minutos
Estudos sobre o niilismo propulsionaram a criação deste solo, que investiga a correlação entre movimento e fadiga. A coreografia é construída a partir de gestos e intenções dentro de uma qualidade de movimento específica aliada à repetição, chegando a um estado corporal de exaustão. Uma dança que existe no confronto com a precariedade e a fragilidade da vida. Uma dança que, apesar do cansaço, continua. Essa pesquisa coreográfica foi subsidiada pelo Rumos Dança Itaú Cultural 2009/2010. A composição musical é de Felipe Ribeiro.
► ESPETÁCULO: HOMEM TORTO
Direção, criação e interpretação: Eduardo Fukushima
Orientação: Lin Hwai Min
13 e 14/10 – terça e quarta-feira – 20h
Classificação: livre
30 lugares (os convites são distribuídos com 30 minutos de antecedência)
40 minutos
Após residência artística em Taiwan, com o diretor da Cloud Gate Dance Theatre, Lin Hwai Min, Fukushima criou este espetáculo especialmente para o célebre refeitório do monastério renascentista que abriga a Fondazione Giorgio Cini, em Veneza. O trabalho apresenta uma dança não simétrica, que insiste em unir opostos: a dureza e a leveza, a fragilidade e a força, o equilíbrio e o desequilíbrio, movimentos fluídos e cortados, o dentro e o fora do corpo, a proximidade e a distância do público. “Homem Torto” teve apoio do programa Rolex Mentor & Protégé Arts Initiative 2012/2013. A composição musical é de Tom Monteiro e a criação de luz, de Hideki Matsuka.