Completando 25 anos de atuação na região, a Oficina Cultural Alfredo Volpi inaugura sua nova sede no sábado, dia 8 de novembro, com apresentações musicais da banda Mustache & Os Apaches, teatro de bonecos com a Cia. Trucks, intervenção de grafite e caricatura, entre outras atrações gratuitas. O novo endereço da unidade é a Rua Américo Salvador Novelli, 416, em Itaquera. O evento, que aconteceria no dia 25 de outubro, teve a data adiada para a finalização das adequações nas instalações do novo prédio.
A programação musical abre com o hip hop da MC Amanda Negrasim, às 11h. A integrante do grupo Miscível apresentará seu repertório na área externa da nova sede da Oficina Cultural Alfredo Volpi. Amanda Negrasim também participa do projeto Hip Hop Mulher no show MIXTURAD@S, do projeto O Ilícito do rapper Gaspar (Z'Áfrika Brasil) e de projetos de formação (oficina de rima). Entre 11h e 16h o grafiteiro e artista plástico Renato Ursine realiza uma intervenção de grafite nas laterais das rampas da fachada da nova sede da unidade, baseado em releituras das obras de Alfredo Volpi.
A partir do meio-dia, o músico e artista visual Silvio Ribeiro faz uma intervenção musical com Cotidiáfono (instrumento musical percussivo) na área externa da Oficina Cultural. Em seguida, Ribeiro se reúne com os músicos da Cia. Porto de Luanda para uma performance musical dentro da unidade. Às 14h, a Companhia volta para apresentar um repertório de sambas paulistas. Com sede atual em Itaquera, a Cia. Porto de Luanda foi criada há 11 anos a partir de oficinas de maracatu do baque virado realizadas por Silvio Ribeiro.
O Ateliê Aberto de Gravura inicia os trabalhos também ao meio-dia, sob coordenação de Flavia Yue, artista plástica e professora de Artes visuais. Neste encontro os participantes são convidados a contribuir na construção de um pequeno álbum, com formato de 20 x 20 cm, com imagens feitas na hora, a partir de orientação prática para a realização de xilogravura e monotipia, técnicas de impressão gráfica. Em ateliê aberto, a produção prevê gravação, impressão manual e impressão por meio de prensa. Interessados a partir de 15 anos podem se inscrever no local.
No mesmo horário acontece a abertura da exposição “Étre au Soleil”. A mostra reunirá registros fotográficos feitos pela professora de teatro e diretora do 42 Coletivo Teatral, Erika Bodstein, ao longo das oficinas realizadas na Oficina Cultural Oswald de Andrade em 2013, com membros da trupe francesa Théatrê du Soleil, como Juliana Carneiro da Cunha, Eve Doe Bruce, Jean-Jacques Lemêtre e Fabiana de Mello e Souza. A artista plástica, figurinista e pesquisadora do 42 Coletivo de Teatro, Paula Baraldi, assina a cenografia da exposição. Entre 12h30 e 15h30, o ilustrador e caricaturista Clóvis Suematsu criará, ao vivo, ascaricaturas dos convidados, com projeção em tempo real dos trabalhos.
A banda Mustache & os Apaches toca entre 13h e 13h30 e entre 15h e 15h30 na unidade. Transformando qualquer espaço em palco para shows surpreendentes, a banda formada pelos músicos Pedro Pastoriz (voz, violão e banjo), Lumineiro (washboard, bateria e voz), Tomás Oliveira (contrabaixo e voz), Alexandre Bandeira (voz, viola e percussão) e Jack Rubens (bandolim, dobro e voz) conquistou o público tocando em ruas e teatros de várias cidades brasileiras e europeias. Clique aqui para ouvir os hits da banda na plataforma Soundcloud.
E, especialmente para a criançada, às 15h30, acontece o espetáculo OS ARTISTAS. A peça encenada pela Cia. Cênica Nau de Ícaros conta a história de dois ajudantes de um suposto “Grande Circo” ocupam o espaço para montagem de um picadeiro, mas chega a hora do inicio do espetáculo e os dois percebem que faltam os artistas. Numa simpática interatividade com a plateia, os serventes assumem as atrapalhadas personalidades de Pão de Queijo e Maionese guiando o espetáculo, onde o público é convidado a participar dessa empreitada que mescla números musicais, acrobacia, ventriloquismo e malabarismo. A direção é de Marco Vettore.
Aniversário de 25 anos e inauguração da nova sede da OC Alfredo Volpi
Programação:
APRESENTAÇÃO DE HIP HOP
MC Amanda Negrasim
8/11 – 11h às 12h
Público: livre
Gratuito
INTERVENÇÃO COM COTIDIÁFONO
Silvio Ribeiro
8/11 - sábados – 12h às 12h30
Público: livre
Gratuito
INTERVENÇÃO MÚSICAL: MUSTACHE & OS APACHES
Mustache & Os Apaches
8/11 – sábado – 13h às 13h30 e 15h às 15h30
Público: livre
Gratuito
APRESENTAÇÃO: SAMBAS PAULISTAS
Cia. Porto de Luanda
8/11 – sábado - 14h às 14h40
Público: livre
Gratuito
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA DE GRAFITE
Renato Ursine
8/11 – sábado – 11h às 16h
Público: livre
Inscrições: no local
Gratuito
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: ÉTRE AU SOLEIL
Artista: Erika Bodstein
Cenografia: Paula Baraldi
Consultoria de imagens: Valéria Marchi
Abertura: 8/11 – sábado – 12h
Visitação: 10/11 a 19/12 – segunda a quinta-feira – 13h às 22h | sextas e 9h às 18h | sábados – 10h às 18h
Classificação: livre
Gratuito
ATELIÊ ABERTO DE GRAVURA
Coordenação: Flávia Yue
8/11 – sábado – 12h30 às 16h
Público: a partir de 15 anos
Inscrições: no local
Gratuito
INTERVENÇÃO DE CARICATURA
Clóvis Suematsu
8/11 – sábado - 12h30 às 15h30
Público: livre
Gratuito
ESPETÁCULO: OS ARTISTAS
Cia. Cênica Nau de Ícaros
8/11 – sábado - 15h30
Público: livre
40 lugares
Duração: 50 minutos
Serviço:
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Endereço da nova sede: Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - Cep: 08210-090
Contato: (11) 2205-5180 | avolpi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a Quinta-Feira das 13 às 22h / Sexta-feira das 9h às 18h / Sábado das 10h às 18h
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural
OBS: Não possui estacionamento
Confira a programação completa oferecida pela unidade clicando aqui.