A Oficina Cultural Metropolitana abre 960 vagas para Oficinas de Trilha Sonora do projeto Cine(Poe)mas em parceria com 32 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. O projeto Cine(Poe)mas tem como proposta a realização, em módulos, de um trabalho de reinterpretação audiovisual de poemas de autores brasileiros vivos, resultando, ao final do ano, em 32 vídeos finalizados simultaneamente nos 32 municípios que participam do projeto. As inscrições para as atividades gratuitas do módulo 2 começam dia 3 e vão até 26 de setembro. A seleção será feita em aula aberta no primeiro dia da atividade em cada município.
Articulado em três módulos consecutivos (Oficina de Roteiro, Filmagem e Edição), com mais duas oficinas de apoio (Produção e Composição de Trilha Sonora), o projeto oferece aos participantes uma imersão nos processos técnicos, estilísticos, narrativos, musicais e dramáticos que envolvem a transcriação, em linguagem audiovisual, de discursos poéticos e textuais. Os poemas e os poetas foram selecionados pelo curador do Cine(Poe)mas, o professor Roberto Zular da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo.
No módulo 1, realizado entre abril e junho, os participantes se dedicaram à construção dos roteiros a partir de um dos 16 poemas selecionados pelo curador Roberto Zular: assim, cada poema teve duas releituras distintas, realizadas por duas cidades diferentes. Agora chegamos ao 2º módulo, com a filmagem e as oficinas de produção e de composição de trilha sonora.
Os participantes que cumprirem integralmente a atividade de filmagem terão garantidas as suas inscrições para o módulo 3 (Oficina de Edição), desde que confirmem até o dia 30 de setembro; as inscrições para as vagas restantes começarão em 1º de outubro. Participam do projeto 16 compositores, 16 produtores, 16 cineastas e 16 profissionais de edição. Serão mais de 90 atividades e mais de 3 mil vagas durante o ano.
Já foram roteirizados: Ônibus (Antônio Cícero), Telescopia (Marcos Siscar), 43 (Nuno Ramos), Sete sonetos simétricos (Paulo Henriques Britto), Concerto para paralelepípedo (Pádua Fernandes), Composição como contexto, “o real é a decoração do momento” (Ricardo Domeneck), 20 poemas para o seu walkman (Marília Garcia), Pai (Maurício Vasconcellos), Encontros (Nelson Ascher), Coda (Fábio Gorododski), No ultrassonho (Marcel Ariel), Máquina Zero, Cine-olho (Ricardo Aleixo), Um útero é do tamanho de um punho (Angélica Freitas), Quando não estou por perto (Annita Costa Malufe), Cuidado ao cão (Eduardo Sterzi), e Quando chove (Frederico Barbosa).
Informações gerais:
- Filmagem
Público: interessados em cinema e literatura, a partir de 16 anos
Seleção: aula aberta no primeiro dia da atividade
30 vagas por município
[Inscrições encerradas]
- Oficina de Produção
Público: interessados em produzir um filme, a partir de 16 anos
Seleção: aula aberta no primeiro dia da atividade
30 vagas por município
[Inscrições encerradas]
- Oficina de Composição de Trilha Sonora
Público: compositores, músicos e interessados em criação de música para cinema, a partir de 16 anos
Seleção: aula aberta no primeiro dia da atividade
30 vagas por município
Inscrições abertas: 3 a 26 de setembro (clique aqui para mais informações)
Oficina Cultural Metropolitana
Coordenador: Manuel Ribeiro
Rua Lubavitch, 64 - Bom Retiro - São Paulo-SP
Telefones: 4096-9810/ 4096-9893
ocmetropolitana@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 19h
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Oficina-Cultural-Metropolitana/208569566014461?fref=ts