A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove, entre 14 a 30 de agosto, a peça O Círculo de Giz Caucasiano, da Cia. do Latão, com patrocínio da Petrobras. A direção é de Sérgio de Carvalho e a música original de Martin Eikmeier. Esta é a segunda peça da Mostra de Repertório que teve início em julho com a peça O Patrão Cordial.
Escrita por Bertolt Brecht (1898-1956) durante o exílio nos Estados Unidos entre 1944 e 1945, O Círculo de Giz Caucasiano (Der Kaukasische Kreidekreis) é uma peça de narrativas concêntricas: um prólogo em que um grupo de camponeses se reúne para discutir o direito à propriedade; uma empregada da corte que cuida de uma criança abandonada pela mãe durante uma revolução palaciana e a conduz por regiões variadas; a farsa do juiz beberrão Azdak, cuja desconformidade com a lei o aproxima da justiça.
O espetáculo representa uma continuidade da pesquisa em teatro dialético realizada pela Companhia do Latão. No elenco, Álvaro Franco, Alessandra Fernandes, Carlos Esher, Daniela Casteline, Érika Rocha, Fernanda Gonsales, Helena Albergaria, Mafa Nogueira, Ney Piacentini, Ricardo Monastero e Rogério Bandeira. Execução Musical: Alessandro Ferreira, Cau Karan e Martin Eikemeier (direção musical).
Refeita especialmente para a temporada de Repertório 2014, a montagem de O Círculo de Giz Caucasiano estreou originalmente em agosto de 2006 no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, com elenco composto por integrantes da Companhia do Latão e artistas convidados. Fez duas temporadas em São Paulo no Sesc Paulista e Teatro da Universidade de São Paulo no ano de 2007. No mesmo ano esteve em Havana, Cuba, tendo recebido, em 2008, o Prêmio Villanueva, na categoria Melhor Espetáculo Estrangeiro, dado pela União dos Escritores e Artistas de Cuba.
Mostra de Repertório
Neste trimestre a Companhia apresenta a remontagem de três de seus mais importantes trabalhos: O Patrão Cordial, O Círculo de Giz Caucasiano e Ópera dos Vivos. A temporada de oito semanas na Oficina Cultural Oswald de Andrade contará ainda com o I Seminário Internacional de Teatro e Sociedade e uma Oficina de Dramaturgia em setembro.
Atualmente patrocinada pela Petrobras, a Cia. foi contemplada no Edital 2013 de manutenção de grupos com o projeto Companhia do Latão 2013-2016. A temporada de repertório (O Patrão Cordial, O Círculo de Giz Caucasiano e Ópera dos Vivos) conta também com o apoio da Oficina Cultural Oswald de Andrade.
A Oficina Cultura Oswald de Andrade é uma das 22 Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.
Sobre a Companhia do Latão
Fundada em 1997 e dirigida por Sérgio de Carvalho, a Companhia do Latão é um grupo de referência para o teatro de São Paulo, devido à pesquisa estética avançada e à politização da cena. Realizou diversos espetáculos de importância histórica, como “O Nome do Sujeito”, “Santa Joana dos Matadouros”, “A Comédia do Trabalho”, “Visões Siamesas”, “O Círculo de Giz Caucasiano” e “Ópera dos Vivos”. Alguns de seus experimentos teatrais e videográficos foram exibidos pela televisão, como “Valor de Troca” (TV Cultura) e “Ensaio sobre a Crise” (TV Brasil).
Com intensa produção teórica, a Companhia do Latão tem três livros publicados — “Companhia do Latão - 7 peças”, “Introdução ao Teatro Dialético” e “Atuação Crítica” — e dedica-se também ao trabalho editorial regular, com a revista “Vintém” e o jornal cultural “Traulito”.
Patrocínio da Petrobras
Em 2013 a Companhia do Latão foi contemplada no edital do Petrobras Cultural na linha de Manutenção de Grupos de Teatro com o Projeto Companhia do Latão 2013-2016 por três anos. Durante esse período, além da temporada de repertório, o grupo irá lançar um livro, 2 dvds e 2 cds; estreará um novo espetáculo, que deverá circular por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Natal e Recife. Esta é a segunda vez que o grupo é contemplado nesse edital (a primeira vez foi de 2008 a 2010), que também teve circulação de repertório e estreia de Ópera dos Vivos, o último sucesso de público e crítica.
SERVIÇO:
► ESPETÁCULO: O CÍRCULO DE GIZ CAUCASIANO
Direção: Sérgio de Carvalho
Direção musical: Martin Eikmeier
Execução Musical: Alessandro Ferreira, Cau Karan e Martin Eikemeier
Elenco: Álvaro Franco, Alessandra Fernandes, Carlos Esher, Daniela Casteline, Érika Rocha, Fernanda Gonsales, Helena Albergaria, Mafa Nogueira, Ney Piacentini, Ricardo Monastero e Rogério Bandeira.
Estreia: 14/8 – quinta-feira – 18h
Temporada: 15 a 30/8 – quartas a sábados – 18h
Classificação: 14 anos
Duração: 200 minutos (com intervalo de 15 minutos)
40 lugares
Entrada franca (retirar convites meia hora antes na recepção da Oficina Cultural)
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta das 10h às 21h30 e sábado das 10h30 às 17h30
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural