CICLO DE GESTÃO CULTURAL ON-LINE 2022

O Ciclo de Gestão Cultural consiste em uma série de diálogos com pensadores, gestores, pesquisadores, agentes e produtores, que aprofunda discussões sobre questões da área da cultura e propicia a troca de experiências bem-sucedidas de gestão, consolidando formas de atuar em diferentes contextos e localidades. Em 2022, sua terceira edição virtual combina eixos práticos e reflexivos, por meio de webinários e mentorias.

Curadoria: Karina Poli e Mateus Sartori

Público: gestores, produtores, captadores, artistas, agentes e empreendedores culturais e criativos

Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais

UM CICLO QUE SE INICIA

Em tempos de incertezas e desconstruções, um processo curatorial nos coloca em estado de reflexão acerca de temas prioritários que devem ser tratados e debatidos não apenas pelos palestrantes e mediadores. Afinal, este será um espaço de acesso à informação e de troca de experiências. A programação foi desenhada por pessoas e para pessoas, ou seja, todos nós, partes da sociedade, uma vez que somos gestores de processos criativos, sonhadores e provocadores de novas transformações: povo que pode mudar e interferir no agora e no futuro. E como fazer tudo isso sem a intersetorialidade da Cultura?

Este novo ciclo que se inicia – com a expertise da Poiesis, uma entidade que sempre buscou capacitar pessoas e fruir a Cultura em seu mais amplo conceito – passará pela memória daquilo que fomos, tivemos e conquistamos, não com o objetivo de provocar um saudosismo cultural, mas para uma análise sistêmica da resiliência e resistência como meios de nos fortalecermos para uma mudança que está por vir. Claro, não trato aqui apenas das descontinuidades da Cultura, mas também de novas possibilidades existentes na gestão, na captação de recursos, na utilização das novas tecnologias, dentre outros temas que serão abordados ao longo do Ciclo de Gestão Cultural.

Mateus Sartori

PRESENÇAS E PARTILHAS

Fazer gestão cultural nos dias de hoje, seja para o gestor público ou para um produtor de cultura, não é tarefa fácil. Pensando nisso, procuramos trazer para este ciclo questões relacionadas às demandas dos trabalhadores e aos desafios que o contexto contemporâneo nos coloca. Dividimos esse ciclo em oito temas, buscando contemplar tanto a necessidade de quem trabalha com a gestão pública de cultura, bem como de artistas e produtores independentes. Entendemos que para apresentar e debater tais temas, é muito importante que a classe cultural em toda sua diversidade esteja presente, apresentando seus depoimentos, compartilhando suas experiências e opiniões.

Os convidados foram escolhidos de modo a formar um grupo composto por nomes reconhecidos na área da gestão e que traduzem a diversidade dos  profissionais da cultura nas várias regiões do Brasil e do estado de São Paulo. Desta maneira, nosso intuito é provocar a reflexão e a troca de conhecimento e informações sobre as diferentes experiências profissionais e expectativas relacionadas aos contextos emergenciais, as novas legislações, a precarização do trabalho, o desenvolvimento tecnológico e as descontinuidades das políticas culturais. Convidamos a todos a participar desse ciclo e a contribuir com o pensar sobre gestão cultural.

Karina Poli

Voltar
Ícone Social Facebook Ícone Social Instagram Ícone Social Youtube

Apoio

Logo de apoiador Logo de apoiador

Realização

Logo de gestor

 

Logo de gestor Logo de gestor
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR